Inflação em maio cai para 0,37%, a menor taxa em 11 meses

No primeiro levantamento após o Banco Central elevar a taxa básica de juro de 7,5% para 8% ao ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou queda de 0,18 ponto percentual em maio. O indicador, considerado parâmetro para medir a inflação oficial do país, teve variação de 0,37% no último mês, ante taxa de 0,55% verificada em abril.

O resultado divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é menor desde junho de 2012, quando o índice variou apenas 0,08%.

Com o resultado de maio, o IPCA no ano acumula alta de 2,88%, enquanto nos últimos 12 meses apresenta variação de 6,50%, dentro, portanto, do centro da meta de inflação estabelecido pelo BC, que é de 4,5% com dois pontos de tolerância para cima ou para baixo.

Entre as categorias que compõem o IPCA, saúde e cuidados pessoais e habitação, registraram as maiores altas em maio, com 0,95% e 0,75% respectivamente. As menores variações foram nos itens transportes (-0,25%) e educação (0,6%).