Inflação oficial tem maior alta desde maio de 2008 e chega a 0,78% em fevereiro

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 0,78% em fevereiro, ante 0,75% em janeiro, segundo informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e…

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 0,78% em fevereiro, ante 0,75% em janeiro, segundo informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta foi a maior alta do índice desde maio de 2008, segundo a série histórica do instituto. O IPCA é o índice oficial de inflação do país.

O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas, que previam índice entre 0,70% e 0,85%, com mediana de 0,81%. Segundo o IBGE, o resultado de fevereiro foi influenciado pela alta de 4,53% no grupo educação, que foi responsável por 41% do índice de fevereiro. Refletindo os reajustes típicos do início do ano, os aumentos nas mensalidades escolares deram a maior contribuição individual para a inflação, com aumento de 5,38% nos preços. No ano, o IPCA acumula alta de 1,54% e, nos 12 meses encerrados em fevereiro, crescimento de 4,83%. De acordo com o IBGE, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), também divulgado hoje, foi de 0,70% em fevereiro, ante 0,88% registrado em janeiro.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais
    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais