Inscrições abertas para o Prêmio Qualidade RS 2012

Organizações de todo o Estado têm até o dia 6 de fevereiro para se inscreverem no maior evento do mundo na área da qualidade, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), e que…

Organizações de todo o Estado têm até o dia 6 de fevereiro para se inscreverem no maior evento do mundo na área da qualidade, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), e que reúne mais de 6 mil pessoas. O Prêmio viabiliza, às vencedoras, um reconhecimento estadual e visibilidade nacional quanto a seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade e da competitividade.

As organizações com adesão ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) interessadas em participar da 17ª edição do Prêmio Qualidade RS, o “Oscar da Qualidade”, maior evento do mundo na área da qualidade, que reúne mais de 6 mil pessoas na Fiergs, já podem se inscrever. O evento, promovido pelo PGQP, será realizado no dia 17 de julho e as inscrições se encerram no dia 6 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas no hotsite: http://www.portalqualidade.com/pgqp/premio2012/ ou pelo telefone (51) 3221.2663.

“Reconhecido mundialmente pelo método de avaliação e pela grande adesão das organizações gaúchas, o Prêmio Qualidade RS já foi concedido a 629 empresas, em 16 anos. Percebemos que o interesse pela avaliação da gestão cresce cada vez mais no Estado, e a melhor maneira de mensurar os resultados obtidos é participando dessa disputa”, avalia o coordenador Executivo do PGQP, Luiz Pierry.

O Prêmio Qualidade RS foi criado pelo PGQP em 1996 para incentivar e reconhecer as organizações gaúchas que mais se destacam na busca pela melhoria contínua do seu sistema de gestão. As categorias são Medalha de Bronze e Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

Caminho para a inovação

De acordo com a gestora do Prêmio Qualidade RS, Emanuela Schneider, a novidade nesta edição é que as candidatas aos troféus Ouro e Diamante, além de serem avaliadas no Modelo de Excelência em Gestão (MEG), também terão considerado o seu desempenho no Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (SAGRI), nova ferramenta do PGQP lançada em 2011. “O objetivo é estimular as organizações em estágio avançado na gestão que também alcancem novos resultados por meio da inovação”, destaca Emanuela.

Reconhecimento e competitividade

Ao participar do Prêmio Qualidade RS, as organizações recebem a avaliação de seu sistema de gestão, por meio de uma avaliação externa, imparcial, que utiliza critérios reconhecidos internacionalmente. O modelo desenvolvido pelo PGQP proporciona uma avaliação sistêmica, gerando uma realimentação formal. Ao final do processo, ao receber o Relatório de Avaliação, as lideranças das organizações participantes recebem os pontos fortes e oportunidades de melhoria, a partir do qual pode ser estruturado um consistente plano de aperfeiçoamento das práticas gerenciais. O Prêmio também viabiliza, às vencedoras, um reconhecimento estadual e visibilidade nacional quanto a seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade e da competitividade, incentivo à força de trabalho e maior autoestima dos colaboradores, além do reconhecimento da comunidade e dos parceiros de mercado com informações sobre práticas bem-sucedidas de gestão.

Critérios

O Prêmio Qualidade RS abrange a avaliação da gestão das organizações em oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Para concorrer ao Prêmio, as interessadas precisam ter adesão ao PGQP além de elaborar o relatório da gestão e receber a visita de uma dupla de examinadores e julgamento de uma comissão de juízes. É recomendado ter participado das três etapas do Sistema de Avaliação da Gestão: treinamento, auto-avaliação e avaliação externa.

SOBRE O PGQP

Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Jorge Gerdau Johannpeter e do Conselho Diretor Ricardo Felizzola. O Programa atua na promoção da competitividade do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 9,5 mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais