Instalação de contêineres no Centro prevista para julho

A troca do sistema de coleta de lixo domiciliar numa área-piloto, no Centro Histórico e adjacências, com contêineres substituindo as lixeiras particulares e as sacolas na beira das calçadas promete ser o grande destaque do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) em 2011. A perspectiva é de um serviço mais eficaz e uma cidade mais limpa. Ampla campanha de conscientização e esclarecimento precederá a instalação dos novos equipamentos, prevista para o mês de julho.

Antes dos contêineres, porém, a campanha “Domingo Sem Lixo”, que iniciou no mês de novembro, voltará já em janeiro, para que a população tenha mais disciplina no descarte de seu lixo cotidiano, obedecendo a dias e turnos das coletas regulares. Ainda em janeiro também, o DMLU inaugurará a 17ª Unidade de Triagem, na rua Frederico Mentz, ampliando o seu programa social de emprego e renda que cresceu em 2010 a partir da inauguração, em junho, da maior de todas as Unidades de Triagem, na Vila Dique.

Outro destaque na ampliação do sistema de limpeza urbana em 2011 será o crescimento do programa de Ecopontos. A primeira Unidade de Destino Certo foi inaugurada em janeiro de 2010 na Vila Cruzeiro. Depois, algumas licitações ficaram desertas. No segundo semestre foi feito um redimensionamento e encaminhadas outras oito unidades que serão distribuídas pela cidade ao longo do ano que se inicia.

Dentro do quadro de serviços prestados regularmente, um destaque especial em 2010 para o programa Bota-fora, que atendeu 202 vilas e coletou 1.746 toneladas dos mais diversos tipos de resíduos inservíveis, diminuindo um pouco o problema dos focos de lixo (lixo descartado na via pública irregularmente), que significa atualmente um gasto mensal de R$ 800 mil para o DMLU.

Uma varrição mais eficiente, atingindo toda a cidade pelo menos uma vez por mês, também está sendo estudada pelo DMLU, mas a primeira novidade de 2011 será a assinatura, nos primeiros dias de janeiro, do convênio que dará origem a diversos pontos de recolhimento de lixo eletrônico em Porto Alegre.