Intenção de compras para o Natal projeta a injeção de R$ 595 mi na economia da capital

Roupas seguem na liderança da intenção de compras para a data festiva

De acordo com estudo feito pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, a maioria (40,5%) dos presentes de Natal deverá ser comprada no cartão de crédito parcelado neste ano. Na sequência, as formas de pagamento mais citadas são: à vista em dinheiro (26,8%), à vista no cartão de débito (22,8%) e à vista no pix (18,3%).

No estudo, identificou-se ainda que as lojas de rua devem receber o maior movimento nas próximas semanas, já que 61% das compras devem ser realizadas nesses locais, seguidas de lojas de shopping (52,8%) e o E-commerce (23%). Neste ano o ticket médio deve ficar em torno de R$ 196,00, variação nominal de 4,80% em relação a 2023, quando este valor foi de R$ 187,00. O total gasto com todos os presentes de Natal deve ficar em R$ 770,00, em média. A expectativa é que as compras para a data movimentem cerca de R$ 595 milhões, 3,30% a mais que no ano passado.

A pesquisa também trouxe a informação de qual a época preferida pelos consumidores para realizar as compras. Constatou-se que a maioria, 43% preferem efetuar as compras na semana anterior ao natal. 34,3%, 15 dias antes, 5,3% dos itens deve ficar para a véspera. 2% citaram já terem comprado.

Presentes

Na pergunta relacionada a qual produto os consumidores pretendem comprar para dar de presente, as roupas lideram com 62,3% das respostas. Brinquedos (38,8%) e cosméticos/perfumaria/produtos de higiene (25,5%) completam a lista dos produtos top 3. Produtos como acessórios, bebidas, panetone e chocolate, de valores mais baixos também foram citados.

Quando perguntados o que gostariam de ganhar, segue, por segmento, as respostas:

Roupas: 38,3%

Cosméticos:17,8%

Calçados: 14%

Eletrônicos/ Eletroportáteis: 8%

Aqui, a lista TOP 10 dos presentes mais desejados pelos consumidores:

1.Perfume – 15,8%

2.Vestido – 8,8%

3.Camiseta – 8,0%

4.Bermuda – 7,0%

5.Tênis– 6,5%

6.Calça – 5,5%

7.Viagem – 5,5%

8.Camisa – 5,3%

9.Celular – 4,3%

10.Sandália – 4,0%

O estudo identificou ainda que o diferencial que os fariam escolher uma loja para a compra de natal foi liderado por benefício para pagar (50,3%), oferecimento de brindes (35,3%), ajuda para dar um presente diferente (31,5%) e sentir-se seguro para comprar (19,8%).

Os que mais deverão receber a lembrança na data mais movimentada do comércio serão pai/mãe (63,8%), filhos (59%) seguidos de esposo (a) / companheiro (a) (42,8%), netos / bisnetos (20,8%) e irmãos (15,3%). Os amigos apareceram na lista com 6% das intenções de receber presente.

Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a expectativa para o Natal – data mais forte para os lojistas – é positiva. “O depósito do 13º salário, a questão do sentimento natalino, trocas de presentes entre as famílias, além da cultura da resiliência do povo gaúcho faz com que o comércio espere por boas vendas agora em dezembro”. “Convenhamos que com a pandemia e na sequência, as enchentes, o comércio varejista se recuperou com certa velocidade e está vendendo”, salientou.

A pesquisa foi realizada com consumidores de Porto Alegre, os quais puderam responder mais de uma alternativa em algumas perguntas (respostas múltiplas).

Para saber mais detalhes, clique aqui e acesse ao infográfico completo da pesquisa.

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