Intenção de compras para o Natal projeta a injeção de R$ 595 mi na economia da capital
Roupas seguem na liderança da intenção de compras para a data festiva
De acordo com estudo feito pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, a maioria (40,5%) dos presentes de Natal deverá ser comprada no cartão de crédito parcelado neste ano. Na sequência, as formas de pagamento mais citadas são: à vista em dinheiro (26,8%), à vista no cartão de débito (22,8%) e à vista no pix (18,3%).
No estudo, identificou-se ainda que as lojas de rua devem receber o maior movimento nas próximas semanas, já que 61% das compras devem ser realizadas nesses locais, seguidas de lojas de shopping (52,8%) e o E-commerce (23%). Neste ano o ticket médio deve ficar em torno de R$ 196,00, variação nominal de 4,80% em relação a 2023, quando este valor foi de R$ 187,00. O total gasto com todos os presentes de Natal deve ficar em R$ 770,00, em média. A expectativa é que as compras para a data movimentem cerca de R$ 595 milhões, 3,30% a mais que no ano passado.
A pesquisa também trouxe a informação de qual a época preferida pelos consumidores para realizar as compras. Constatou-se que a maioria, 43% preferem efetuar as compras na semana anterior ao natal. 34,3%, 15 dias antes, 5,3% dos itens deve ficar para a véspera. 2% citaram já terem comprado.
Presentes
Na pergunta relacionada a qual produto os consumidores pretendem comprar para dar de presente, as roupas lideram com 62,3% das respostas. Brinquedos (38,8%) e cosméticos/perfumaria/produtos de higiene (25,5%) completam a lista dos produtos top 3. Produtos como acessórios, bebidas, panetone e chocolate, de valores mais baixos também foram citados.
Quando perguntados o que gostariam de ganhar, segue, por segmento, as respostas:
Roupas: 38,3%
Cosméticos:17,8%
Calçados: 14%
Eletrônicos/ Eletroportáteis: 8%
Aqui, a lista TOP 10 dos presentes mais desejados pelos consumidores:
1.Perfume – 15,8%
2.Vestido – 8,8%
3.Camiseta – 8,0%
4.Bermuda – 7,0%
5.Tênis– 6,5%
6.Calça – 5,5%
7.Viagem – 5,5%
8.Camisa – 5,3%
9.Celular – 4,3%
10.Sandália – 4,0%
O estudo identificou ainda que o diferencial que os fariam escolher uma loja para a compra de natal foi liderado por benefício para pagar (50,3%), oferecimento de brindes (35,3%), ajuda para dar um presente diferente (31,5%) e sentir-se seguro para comprar (19,8%).
Os que mais deverão receber a lembrança na data mais movimentada do comércio serão pai/mãe (63,8%), filhos (59%) seguidos de esposo (a) / companheiro (a) (42,8%), netos / bisnetos (20,8%) e irmãos (15,3%). Os amigos apareceram na lista com 6% das intenções de receber presente.
Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a expectativa para o Natal – data mais forte para os lojistas – é positiva. “O depósito do 13º salário, a questão do sentimento natalino, trocas de presentes entre as famílias, além da cultura da resiliência do povo gaúcho faz com que o comércio espere por boas vendas agora em dezembro”. “Convenhamos que com a pandemia e na sequência, as enchentes, o comércio varejista se recuperou com certa velocidade e está vendendo”, salientou.
A pesquisa foi realizada com consumidores de Porto Alegre, os quais puderam responder mais de uma alternativa em algumas perguntas (respostas múltiplas).
Para saber mais detalhes, clique aqui e acesse ao infográfico completo da pesquisa.