Intenção de consumo cai em outubro, afirma CNC

As famílias estão com menos disposição para as compras

As famílias estão com menos disposição para as compras
em outubro, na comparação com o mês anterior e também em relação ao mesmo mês de 2011, segundo a pesquisa Intenção de Consumo das Famílias, da Confederação Nacional do Comércio (CNC). De acordo com o levantamento, houve recuo de 0,6% na intenção de compras em relação a setembro e de 1,6% ante outubro do ano anterior.

Em nota oficial, a CNC explica que, mesmo com a sustentação do aumento real da renda c da baixa taxa de desemprego, as incertezas quanto ao mercado de trabalho — diante da extensão do ritmo mais moderado da economia — ainda se refletem na confiança das famílias. A interpretação da entidade é que a alocação de parte da renda para saldar dívidas também pesou no resultado sobre a intenção de consumo.

Na contramão do resultado geral, a pesquisa revela, contudo, que as medidas do governo de isenção tributária foram favoráveis, mais uma vez, à aquisição de bens duráveis. Segundo a CNC, os índices relativos a.este item mantêm-se acima da zona de indiferença (100 pontos), indicando um nível favorável de consumo.

Por faixas de renda, a confederação aponta resultados piores na confiança das famílias de renda abaixo de 10 salários mínimos, com recuo de 0,9% em relação a setembro. As famílias com renda acima de 10 salários mínimos apresentaram elevação dé 0,5%, considerando a Mesma base de comparação.

Também na análise mensal, os dados regionais revelaram que a retração do índice nacional foi puxada pelas capitais do Centro-Oeste e do Nordeste, que registraram variação de -4,3% e -1,2%, respectivamente.