Intenção de Consumo das Famílias gaúchas cresce em dezembro e atinge maior pontuação do ano, diz Fecomércio-RS

A combinação entre a proximidade do Natal, recebimento do 13º salário, crescimento da massa salarial e demanda de crédito em alta fez com que a população gaúcha se mostrasse bastante disposta ao consumo. É o que mostram os resultados do Índice de Consumo das Famílias gaúchas (ICF_RS) do mês de dezembro, que atingiu neste mês o maior patamar do ano: 136,9 pontos – em uma variação de 0 até 200 pontos.

Dentre os destaques dessa divulgação está a pontuação de três dos setes quesitos da pesquisa: momento para duráveis (148,1 pontos), renda atual (147,4 pontos) e perspectiva profissional (143,8 pontos). A validade de informações como estas, explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, é poder reconhecer o alto otimismo com que os gaúchos iniciarão o próximo ano.

“As famílias estão com um olhar bastante positivo para 2011 e isso está sendo revertido em compras. A pontuação obtida na questão da perspectiva profissional, que ficou 16% maior que no mês passado, sinaliza que as pessoas acreditam na situação econômica e que apostam na melhora da sua situação financeira”, explica De Marchi. Para o dirigente, muitas pessoas se encontravam desempregadas no final de 2009, por isso fica mais evidente para as famílias que emprego e renda tiveram uma boa evolução neste ano, o que gera otimismo.

Dos outros quesitos do ICF_RS, a menor avaliação ficou para nível de consumo atual (106,2 pontos), mas ainda assim acima da linha de indiferença, que são os 100 pontos. Emprego atual teve 141,9 pontos; acesso a crédito marcou 136,7 pontos e perspectiva de consumo 134,6 pontos. A pesquisa é realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio) e está sendo divulgada nesta quinta-feira (23) pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS).