Intenção de consumo das famílias sobe 1,7% em novembro, indica CNC
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu 128,4 pontos em novembro, o que representa um avanço de 1,7% na comparação com outubro, mas indica queda de 3,9% em relação a igual mês do ano passado,…
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu 128,4 pontos em novembro, o que representa um avanço de 1,7% na comparação com outubro, mas indica queda de 3,9% em relação a igual mês do ano passado, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (21) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O aumento da confiança das famílias para o consumo, na comparação mensal, foi reflexo da perda temporária de fôlego da inflação até o fim de outubro, aliado à manutenção dos ganhos reais.
No entanto, “a maior dificuldade de aquisição de crédito, o maior patamar da taxa de câmbio e o menor crescimento da massa real de salários mantiveram a intenção de consumo em um ritmo inferior ao do ano passado”, disse, em nota, o economista da CNC, Bruno Fernandes.
Na comparação mensal, com exceção do item momento para duráveis, todos os componentes da pesquisa apresentaram variações positivas. O comportamento mais favorável do nível de preços no período e a sustentação do crescimento da renda permitiram uma elevação da confiança em relação ao consumo em geral, permanecendo acima da zona de indiferença (100 pontos), indicando um nível favorável de consumo.
No caso da comparação com novembro de 2012, todos os componentes da pesquisa – emprego atual, perspectiva profissional, renda atual, compra a prazo, nível de consumo atual, perspectiva de consumo e momento para duráveis – apresentaram variação negativa.