Intenção de consumo dos gaúchos cresce em outubro

Índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculado pela Fecomércio-RS, mostrou alta de 6,0% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculado pela Fecomércio-RS, teve alta de 6,0% este mês, em comparação com outubro de 2018. A Entidade alerta que apesar da alta, as famílias gaúchas estão cautelosas em relação ao consumo, já que, na comparação com setembro deste ano, houve queda de 1,7% (91,1 pontos) no índice. O indicador que mede a segurança em relação ao emprego avançou 2,8% na comparação anual, mas variou -1,3% frente ao mês anterior, ao atingir 109,8 pontos. É o quarto mês consecutivo de variação negativa no índice.

Já o indicador referente ao nível de consumo atual registrou 96,4 pontos, recuando 7,3% em relação ao ano passado e demonstrando queda de 3,2% frente ao mês anterior. Foi a primeira retração anual desde fevereiro de 2017. Em relação ao acesso a crédito, a pesquisa registrou 76,3 pontos, elevação de 31,6% em relação a outubro de 2018. Segundo a entidade, apesar das altas subsequentes, a redução do pessimismo ocorre de forma gradual, deixando o indicador ainda distante da neutralidade.

Fonte: Jornal do Comércio

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais