Intenção de Consumo entre gaúchos cai 3,3% no mês de setembro, mas permanece no campo otimista

A Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) caiu 3,3% em setembro, ao atingir 117,0 pontos (frente aos 121,1 registrados no mês anterior). Na comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi ainda maior, pois estava em 131,6 pontos. O índice é calculado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e será divulgado nesta segunda-feira (26) pela Fecomércio-RS.

Esse é o segundo mês consecutivo em que o indicador geral tem queda. A piora na percepção de mercado foi bastante disseminada entre os itens pesquisados: dos sete itens calculados pelo ICF-RS, quatro tiveram piora na pontuação. A redução do indicador se deve às quedas dos indicadores de renda atual, acesso a crédito, nível de consumo atual e momento para duráveis.

“A diminuição da intenção de consumo se explica fundamentalmente pelo comportamento das famílias com renda de até 10 salários mínimos”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi. O dirigente explica que esse grupo apresentou redução de 6,1% com relação ao mês anterior e redução de 10,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. As famílias com renda superior a 10 salários mínimos elevação de 9,8% na comparação com ago/11.

O indicador de perspectiva de consumo apresentou elevação em relação ao mês anterior, registrando 114,4 pontos, mas ainda assim é menor que o de set/10. O aumento foi generalizado em todas as faixas de renda analisadas, e essa reversão é coerente com os indicadores que explicam o movimento dessa variável. Chama a atenção, todavia, a forte expansão na faixa de maiores de 10 salários mínimos, que passou de 100 pontos em ago/11 para 135,2 em set/11.

Veja todos os resultados que compõem o ICF-RS de setembro:

ICF-RS: 117,0 pontos

– Emprego Atual: 145,0 pontos