IPC-S desacelera em 4 de 7 capitais e Porto Alegre registra inflação

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou desaceleração de preços em quatro das sete capitais pesquisadas na terceira semana de julho. Outra…

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou desaceleração de preços em quatro das sete capitais pesquisadas na terceira semana de julho. Outra duas capitais apresentaram deflação menor. A exceção foi justamente Porto Alegre, que voltou a registrar inflação.

Na quadrissemana encerrada em 22 de julho, os preços em Porto Alegre apresentaram inflação de 0,04%. Na medição anterior, na semana do dia 15, o índice registrou deflação de 0,02%.

O indicador em Porto Alegre registrou aceleração nos índices de seis das sete classes de despesas pesquisadas. O grupo Educação, Leitura e Recreação foi o que mostrou maior variação, de -0,38% para -0,13%. Na classe Saúde e Cuidados Pessoais a alta passou de 0,55% para 0,76%.

No restante do país as capitais com desaceleração nas taxas tiveram comportamentos distintos. Enquanto Salvador (de 0,16% para 0,05%) e Brasília (de 0,35% para 0,19%) registraram menor taxa de inflação, Belo Horizonte (de inflação de 0,11% para deflação de 0,08%) passou a registrar queda de preços. Já o Rio de Janeiro (de deflação de 0,17% para deflação de 0,29%) teve queda maior de preços no período.
São Paulo (de -0,23% para -0,13%) e Recife (de -0,31% para -0,20%) apresentaram menor deflação.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais