IPC-S desacelera em 4 de 7 capitais e Porto Alegre registra inflação

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou desaceleração de preços em quatro das sete capitais pesquisadas na terceira semana de julho. Outra…

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou desaceleração de preços em quatro das sete capitais pesquisadas na terceira semana de julho. Outra duas capitais apresentaram deflação menor. A exceção foi justamente Porto Alegre, que voltou a registrar inflação.

Na quadrissemana encerrada em 22 de julho, os preços em Porto Alegre apresentaram inflação de 0,04%. Na medição anterior, na semana do dia 15, o índice registrou deflação de 0,02%.

O indicador em Porto Alegre registrou aceleração nos índices de seis das sete classes de despesas pesquisadas. O grupo Educação, Leitura e Recreação foi o que mostrou maior variação, de -0,38% para -0,13%. Na classe Saúde e Cuidados Pessoais a alta passou de 0,55% para 0,76%.

No restante do país as capitais com desaceleração nas taxas tiveram comportamentos distintos. Enquanto Salvador (de 0,16% para 0,05%) e Brasília (de 0,35% para 0,19%) registraram menor taxa de inflação, Belo Horizonte (de inflação de 0,11% para deflação de 0,08%) passou a registrar queda de preços. Já o Rio de Janeiro (de deflação de 0,17% para deflação de 0,29%) teve queda maior de preços no período.
São Paulo (de -0,23% para -0,13%) e Recife (de -0,31% para -0,20%) apresentaram menor deflação.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais