IPTU com desconto de 20% só até hoje em Porto Alegre

Hoje é o último dia para os contribuintes da Capital pagarem o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) de 2011 com desconto de 20%. O pagamento deve ser feitona rede bancária conveniada com a prefeitura de Porto Alegre.

Quem não quitar o imposto até esta segunda poderá pagar até 10 de fevereiro, mas o desconto cairá para 10%. Há também opção de parcelamento em 10 vezes, sem desconto, com vencimento da primeira parcela em 9 de março. Quem não pagar com o desconto máximo receberá a nova guia e as vias do parcelamento a partir da segunda quinzena de janeiro.

Como determina a legislação municipal, a correção do imposto e da taxa é pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses (dezembro de 2009 a novembro de 2010), o que corresponde a 5,64%.

A expectativa da Secretaria Municipal da Fazenda é de que, a exemplo da grande adesão verificada nos últimos anos, metade das guias seja quitada com o desconto máximo. Como determina a Constituição Federal, 25% dos recursos do IPTU são destinados à educação, enquanto 15% são aplicados em Saúde. Até 3 de janeiro, a receita gerada pelo pagamento com desconto de 20% deve chegar a R$ 220 milhões, entre o IPTU e a taxa de lixo.

Saiba mais sobre o IPTU na Capital e em outras cidades

ONDE PAGAR NA CAPITAL

– Bancos conveniados com a prefeitura: Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Unibanco, Santander, Real, HSBC e Sicredi.

INFORMAÇÕES

– Loja de Atendimento: Travessa Mário Cinco Paus, Centro, das 9h às 16h
– Telefones: (51) 3289-0140 e (51) 3289-1540 ou pelo e-mail atendimento@smf.prefpoa.com.br

IPTU EM OUTRAS CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA ALVORADA

– Envio de carnês: entrega a partir de hoje, em cada endereço. Também pode ser solicitada uma via na prefeitura, caso o proprietário não receba o carnê.
– Até 15 de fevereiro, desconto de 20% para pagamento à vista
– Até 15 de março, desconto de 10%
– Até 30 de abril sem desconto
– Pagamento parcelado em até seis vezes, com o vencimento da primeira parcela em 30 de abril