IPVA 2011 será divulgado até sexta-feira no RS

A Secretaria Estadual da Fazenda divulga amanhã ou, no máximo, até sexta-feira os valores e o calendário do pagamento do IPVA 2011. Os técnicos estão finalizando os cálculos. O cronograma e os descontos devem ser os mesmos do ano passado, podendo ultrapassar 20% para quem pagar ainda no primeiro prazo e não foi multado nos últimos dois anos.

No Rio Grande do Sul, o IPVA será calculado a partir da tabela Fipe de outubro. Há expectativa de redução do imposto para vários modelos de carros e motos usados que tiveram queda de preço durante o ano, em especial os importados e aqueles que saíram de linha.

A Secretaria Estadual da Fazenda aplica alíquota de 3% para carros, 2% para motos e 1% para caminhões sobre o valor da tabela Fipe. No entanto, o IPVA não ficará mais barato para todos os veículos. Alguns tiveram aumento de preço, como a maioria dos modelos populares, o que se refletirá no cálculo do tributo.
Para carros novos, o IPVA é proporcional até o fim do ano em que ocorre a compra e a alíquota é aplicada sobre o preço da nota fiscal.