Já é hora de pensar na declaração do IR

O prazo de entrega começa no dia 1º de março e vai até 29 de abril

São Paulo – Está na hora de começar a se preparar para a declaração do Imposto de Renda 2011. A partir de 1 de março, os contribuintes já poderão prestar contas ao “Leão” por meio de formulários eletrônicos ou nas agências bancárias correspondentes. O prazo vai até dia 29 de abril, mas o melhor é se preparar com antecedência, para evitar transtornos de última hora.

Isso porque, caso haja algum erro, ainda é possível retificar e, além disso, a multa mínima para quem não declarar na data é de R$ 165,74 e a máxima de 20% do valor do devido imposto.

Conforme a contabilista e administradora de São Paulo Dora Ramos, é preciso também que o contribuinte fique atento às diversas mudanças nas regras definidas pelo governo federal para este ano. Tal necessidade se estende, ainda, aos milhões de isentos que realizam o procedimento por falta de informação. As modificações englobam a forma de entrega do formulário, a base de cálculo, dependência financeira de familiares e diminuição do pagamento sobre renda acumulada.

Os novos critérios serão úteis para diminuir o trabalho dos técnicos, que terão mais tempo e foco no serviço, uma vez que será reduzido o número de formulários para avaliar, e que não precisarão mais digitar um a um. Além disso, com as novas medidas, 500 mil pessoas ficarão livres da obrigação, estima a Receita, que prevê cerca de 23,5 milhões de declarações este ano. Os cálculos, porém, ainda não são definitivos, segundo estimam os especialistas.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais