Junior Achievement lança projeto de combate a evasão escolar

Sintoma importante dos problemas do sistema educacional brasileiro, a evasão escolar atinge milhões de jovens. Segundo o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – 2012) um de cada quatro alunos que iniciam o Ensino Fundamental abandona a escola antes de completar a última série. Preocupada com esse cenário, a Júnior Achievement do Rio Grande do Sul – JARS – lança nesta sexta-feira, 23/05, o projeto de crowdfunding As Vantagens de Permanecer na Escola (VPE).

A intenção com o VPE é atingir 500 jovens em escolas públicas da periferia de Porto Alegre e Região Metropolitana, aos quais, através da participação de 50 voluntários, serão apresentados os benefícios de permanecer estudando. Para a realização do projeto, a JARS estima que seja necessária a arrecadação de R$ 25 mil, para o qual o crowdfunding (sistema de financiamento coletivo pela internet) está disponível acessando o site
http://www.catarse.me/pt/juniorachievementrs-vpe. O montante angariado será destinado à compra de material didático, capacitação de voluntários, mobilização de escolas e no lançamento de ações para engajamento da
sociedade. As doações são recompensadas e têm o valor mínimo de R$ 20,00; a partir de R$ 301,00, o doador poderá sugerir a escola que gostaria de ver beneficiada.

Enquanto estudos mostram que a cada um ano a mais de ensino, a produtividade do indivíduo cresce em média 10%, dados (Assessoria Econômica Fecomércio-RS) apontam que o sexto e o sétimo ano do Ensino Fundamental são críticos quanto à evasão escolar e a reprovação no Rio Grande do Sul. “Sabemos que este problema não merece o esforço de apenas um setor da sociedade. Precisamos que o engajamento seja de todos para reverermos um quadro tão alarmante” Diz Cristiane Steigleder, presidente do Conselho Diretor da JARS. “É por isso que confiamos no sucesso desse projeto. Ele depende do apoio de todos”, complementa.

O projeto VPE

Com metodologia lúdica e bastante prática (jogos, entrevistas simuladas de emprego, atividades em grupo), o projeto Vantagens de Permanecer na Escola oferecerá aos alunos a capacidade, por exemplo, de descobrir a relação entre educação, opções de carreira e o alcance de metas; de visualizar os níveis de renda em relação ao nível de educação formal das pessoas; de vivenciar as dificuldades de viver e se sustentar independentemente, possuindo uma baixa escolaridade. Todo o programa será ministrado por profissionais com carreiras estabelecidas e aptos a servir de exemplo aos jovens alunos.

Como doar:

Através da ferramenta de financiamento coletivo Catarse
(http://www.catarse.me/pt/juniorachievementrs-vpe). A doação é feita via cartaõ de crédito, mediante inscrição no site. As recompensas aos doadores do VPE são as seguintes:

Entre R$ 20,00 e R$ 50,00 – assinatura do nome no relatório final da ação e recebimento de uma cópia do documento, contando toda história do projeto.

Entre R$ 50,00 e R$ 150,00 – a recompensa acima, mais uma carta, escrita por um jovem, explicando por que ele não vai mais abandonar os estudos.

Entre R$ 151,00 e R$ 300,00 – todas as recompensas acima, mais um vídeo de muito obrigado, filmado após a aplicação do programa.

R$ 301,00 ou mais – todos os reconhecimentos acima, mais a possibilidade de sugerir uma escola para a aplicação do programa.