Levantamento do Sindilojas POA identifica o que os aposentados pretendem fazer com o adiantamento do 13º salário

1ª parcela já está nas mãos dos beneficiários

O Sindilojas Porto Alegre, através do seu Núcleo de Pesquisa, coletou, entre os dias 15 e 19 de abril, dados para entender como os aposentados e pensionistas pretendem usar o adiantamento do 13º salário pago pelo INSS.

O pagamento iniciou no dia 24 de abril, e segundo a pesquisa, metade (50%) dos respondentes pretende pagar dívidas. Com isso, essas pessoas voltam a consumir, injetando dinheiro na economia local.

Em seguida, a opção de deixar o valor recebido em conta corrente foi citado por 26,9% dos entrevistados. Àqueles que querem investir o dinheiro recebido, seja na poupança, seja em outras aplicações, somam 25,6%. Lembrando que as opções de respostas são múltiplas.

Outro dado que a pesquisa mostra é que 25,6% dos aposentados entrevistados vão utilizar o adiantamento da aposentadoria para comprar algum produto/serviço de segmentos diversos.

Demais opções de como usar o dinheiro da antecipação do 13ª salário dos aposentados:

-Comprar artigos para casa: 11,5%

-Presentear alguém: 7,7%

-Reforma e conserto da casa: 5,1%

-Guardar o dinheiro em casa: 3,8%

-Viajar: 2,6%

-Comprar coisas para si: 1,3%

Para o presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, o dado mais votado, o de pagar dívidas, é muito bem recebido. “Quando a pessoa tem dinheiro em mão e usa para pagar sua dívida, ela diminui o prejuízo do lojista e ainda limpa seu nome. Assim, volta a ter poder de consumo, e em efeito dominó, faz a economia girar”, ressaltou.

Abaixo, você pode visualizar o Infográfico com todas as informações desta pesquisa. E clicando aqui, você acessa a todos os infos e e-books produzidos pelo Núcleo de Pesquisa e área do marketing do Sindilojas Porto Alegre.

 

Veja também

    PesquisaNoticias

    Sindilojas Porto Alegre realiza pesquisa com empresários da capital sobre o uso d...

    Veja mais
    Noticias

    Prefeitura de Poa dá descontos em juros e multas

    Veja mais
    Noticias

    Apoio do Governo Federal para pagamento de salários

    Veja mais
    Sindilojas na MídiaNoticias

    Artigo: O varejo gaúcho, e agora?

    Veja mais