Lidar com a diversidade

O público é o que sustenta o varejo, e ele é formado pelas mais variadas diferenças. Entender isso é fundamental para a sobrevivência no comércio

Diversidade é um substantivo feminino, originado do latim e seu significado se refere à diferença, à variedade, à abundância de coisas distintas, à multiplicidade ou ao desacordo, à contradição, à oposição e à divergência. Resumindo: diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si. E a diferença é a beleza do mundo!

Temos uma diversidade de animais, plantas, idiomas, nuvens, edificações, formas de dormir, calças, religiões, papéis de parede, amores, gostos e pessoas. Com gostos diversificados, pontos de vista diferentes e prioridades diversas são também os nossos clientes.

Para nós, lojistas, o entendimento dessa diversidade se reflete no respeito (que além de óbvio é fundamental), na diversidade de produtos, mesmo que dentro do mesmo tema, e na qualidade de atendimento ao cliente. Enquanto varejistas temos que considerar que todos somos diferentes, entendemos e gostamos de formas distintas. Pois, no mundo de hoje, não respeitar as diversidades é ficar para trás, obsoleto e na contramão do bem atender.

As escolhas de cada indivíduo pertencem a ele, qualquer escolha que seja, estando incluída aí a decisão de em qual empresa se sente melhor para comprar, confiar o seu pet, comer ou consumir qualquer outra coisa. Uma empresa que respeita o cliente como ele é tem muito mais chances de prosperar, crescer e satisfazer. Simples assim.

Artigo por: Semíramis Soave, da Fashion Pet

Esse conteúdo faz parte da Conexão Varejo, publicação mensal do Sindilojas Porto Alegre. Quer ler a revista completa? Clique aqui.