Lidar com a diversidade

O público é o que sustenta o varejo, e ele é formado pelas mais variadas diferenças. Entender isso é fundamental para a sobrevivência no comércio

Diversidade é um substantivo feminino, originado do latim e seu significado se refere à diferença, à variedade, à abundância de coisas distintas, à multiplicidade ou ao desacordo, à contradição, à oposição e à divergência. Resumindo: diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si. E a diferença é a beleza do mundo!

Temos uma diversidade de animais, plantas, idiomas, nuvens, edificações, formas de dormir, calças, religiões, papéis de parede, amores, gostos e pessoas. Com gostos diversificados, pontos de vista diferentes e prioridades diversas são também os nossos clientes.

Para nós, lojistas, o entendimento dessa diversidade se reflete no respeito (que além de óbvio é fundamental), na diversidade de produtos, mesmo que dentro do mesmo tema, e na qualidade de atendimento ao cliente. Enquanto varejistas temos que considerar que todos somos diferentes, entendemos e gostamos de formas distintas. Pois, no mundo de hoje, não respeitar as diversidades é ficar para trás, obsoleto e na contramão do bem atender.

As escolhas de cada indivíduo pertencem a ele, qualquer escolha que seja, estando incluída aí a decisão de em qual empresa se sente melhor para comprar, confiar o seu pet, comer ou consumir qualquer outra coisa. Uma empresa que respeita o cliente como ele é tem muito mais chances de prosperar, crescer e satisfazer. Simples assim.

Artigo por: Semíramis Soave, da Fashion Pet

 

Esse conteúdo faz parte da Conexão Varejo, publicação mensal do Sindilojas Porto Alegre. Quer ler a revista completa? Clique aqui.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais