Liderança: colocando a empresa no caminho certo

Comprometimento dos líderes e divulgação contínua de valores são ações fundamentais para estabelecer, de fato, uma cultura de conduta ética nas empresas

ara um bom funcionamento, qualquer que seja o negócio, assim como as metas, os valores precisam ser amplamente definidos e também difundidos em todos os níveis de poder e de decisão. O processo, chamado Governança Corporativa, faz parte da estruturação de um sistema de Compliance e dissemina as boas práticas da empresa, definindo de forma clara códigos de conduta e ética, fundamentais como ferramentas de ação em momentos críticos.

A adoção dessas ferramentas é essencial para que as decisões em todos as esferas de uma empresa sigam os critérios pré-estabelecidos. Princípios e práticas devem garantir que os colaboradores cumpram as regras externas e internas e que tenham um comportamento ético.

Mas de nada adianta as empresas adotarem um detalhado Código de Conduta ou investirem na criação de uma área de Compliance se não for trabalhada a disseminação contínua de sua cultura em todos os setores e níveis hierárquicos. Comunicar, de uma forma constante, é primordial para o sucesso do programa.

“Não é efetivo fazer apenas um treinamento anual de quatro horas com os funcionários. É preciso diluir esse conteúdo, realizar reforços contínuos”, recomenda Fábio Prado Moreno, mestre em Direito Penal, com curso de extensão universitária em Compliance pela Universidade de Berkeley (EUA). Segundo o advogado, a realização de treinamentos ou conversas semanais é a maneira ideal de disseminar a cultura da empresa. “Assim, os funcionários vão se lembrar do assunto o tempo todo”, assegura ele, que, desde 2012, implanta a área de Compliance em companhias, realizando treinamento e capacitação.

A implementação de um setor de Compliance, com normas e medidas definidas, pode ocorrer em dois ou três meses. Mas a disseminação e incorporação por todos de novas regras e procedimentos é mais demorada. Decisões antes tomadas individualmente passam a ser compartilhadas, comitês técnicos são criados, regras de relacionamento com o time, pares, fornecedores e parceiros passam a obedecer outras premissas.

Leva tempo para todos se adaptarem. Mas há uma premissa básica que garante a assimilação do Código de Ética: o efeito cascata, ou seja, a incorporação das normas pela liderança, que acaba por inspirar sua equipe. “Sem o apoio da liderança, não existe um programa de Compliance”, alerta Moreno. “É importante que todos os líderes, a começar pelo CEO, mostrem que agem como o código determina”. Ou seja, o presidente da empresa deve ser o primeiro a respeitar as regras, inclusive aquelas que atendem os limites estabelecidos para recebimento e oferta de presentes. Ou as que estipulam valores máximos a serem gastos em almoço com clientes e fornecedores. Nessa hora, o papel da Comunicação é fundamental. São os veículos internos, específicos ou não da área de Compliance, que irão mostrar para todos os funcionários o cumprimento das regras.

Novas tecnologias
Comunicar e treinar são ações fundamentais para evitar situações de risco e adaptar o mundo corporativo à nova realidade das empresas. Ao perceber a necessidade cada vez maior das empresas treinarem seus funcionários de forma rápida e efetiva, Moreno uniu-se ao engenheiro André Cepukas e ambos desenvolveram o IComply, aplicativo que veicula documentos, comunicados, treinamentos e questionários a colaboradores, terceiros e demais parceiros.

Por meio do celular, todos acessam o conteúdo de acordo com a periodicidade e os horários definidos pela empresa. A novidade surgiu no mercado em outubro e há quem já pense em incluir o envolvimento dos funcionários no programa na hora de avaliar até mesmo a possibilidade de uma promoção. “Um cliente já avisou que futuras promoções e bônus serão considerados analisando o desempenho dos colaboradores no treinamento”, conta Moreno. O comprometimento com os princípios e as medidas definidas no código de conduta somam pontos favoráveis na hora de subir na empresa.

Três ferramentas simples para liderança corporativa:

• Decisões compartilhadas
  • Criação de comitês técnicos
  • Regras de relacionamento internas e externas

O que é Governança Corporativa
O conceito de Governança Corporativa surgiu nos anos 1980, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil em meados do ano 2000 com a ideia de discutir, melhorar e tornar coletiva as boas práticas de cada empresa. O conceito é baseado nas práticas da transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios