Linha branca poderá manter IPI reduzido

Setor se mobiliza para evitar elevação do tributo a partir do mês de julho

Brasília – O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, pediu…

Setor se mobiliza para evitar elevação do tributo a partir do mês de julho

Brasília – O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, pediu ontem ao Ministério da Fazenda a prorrogação da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para itens da linha branca. O governo anunciou a redução em dezembro de 2011 como uma das ações de estímulo à economia. A medida terminaria no final de março, mas foi prorrogada por mais três meses. Por isso, o setor se mobiliza para evitar uma elevação do tributo a partir de julho.

Kiçula reuniu-se com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. Foi o primeiro encontro com o governo para pedir a extensão do benefício. Segundo ele, Barbosa pediu à Eletros que apresente um estudo sobre o desempenho do setor, e uma nova reunião será marcada. As alíquotas de IPI para geladeira estão em 5% e para máquina de lavar, 10%. Fogões e tanquinhos estão isentos de IPI. “Claro que gostaríamos que a redução do IPI fosse prorrogada”, declarou Kiçula. Segundo ele, as vendas cresceram entre 5% e 10%, dependendo do produto, no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual período do ano passado, mas voltaram a registrar queda em abril. Os dados de maio mostraram nova recuperação, com alta em torno de 5% em relação ao mesmo mês de 2011.

Kiçula disse que o governo está interessado no comportamento do mercado deste mês e por isso o setor deve apresentar, na semana que vem, um balanço com a tendência das vendas. Também no dia 30 deste mês termina a redução de IPI para luminárias, lustres, papéis de parede, laminados e revestimentos e móveis.

Veja também

    Noticias

    Reconstruindo Juntos: comércio pulsante é o caminho para a recuperação

    Veja mais
    Noticias

    Co.nectar Hub prorroga inscrições para o programa de aceleração de startups

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Atualização da cartilha do Estado de Calamidade

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre lança apoio ao comércio gaúcho

    Veja mais