Links patrocinados. Vantagem para micro e pequenas empresas?

O patrocínio de posts é mais um dos vários recursos do marketing digital em mídias sociais e sites. A vantagem é que esse anúncio aparece diretamente no feed de notícias do público-alvo, a chamada…

O patrocínio de posts é mais um dos vários recursos do marketing digital em mídias sociais e sites. A vantagem é que esse anúncio aparece diretamente no feed de notícias do público-alvo, a chamada timeline do usuário – um lugar de destaque.

Porém, é necessário saber qual o melhor tipo de conteúdo a ser divulgado dessa maneira. Esse serviço é recomendado para empresas que já possuem uma estratégia online consolidada e pretendem evidenciar determinada ação, de acordo com Filipe Carpes – publicitário e diretor da agência Sawi (Campinas/SP).

O histórico patrocinado é outra estratégia vantajosa. Ele tem um poder de convencimento quatro vezes maior do que outros formatos. Nesse modelo, é utilizada a reputação de um amigo do usuário, que o leva a endossar o anúncio.

Os vários formatos de anúncios possibilitam montar patrocínios com targets bem definidos. Dessa maneira, pode-se aumentar a audiência da fan page, direcionar e evidenciar um determinado conteúdo, aumentar a venda de algum produto. A plataforma do Facebook oferece todas essas opções e possibilita a otimização da verba.

Para verificar esses resultados, é possível usar as métricas que a própria rede social oferece e extrair informações relevantes. No entanto, ter acesso aos dados não é tudo, pois o importante é saber analisá-las e utilizá-las de uma maneira em que o cliente tenha o melhor feedback.

Um exemplo é uma campanha da Agência Sawi, feita para uma rede de óticas. A ação era composta por 13 pequenos desafios no e-commerce e ganhava àquele que encontrasse o código primeiro. Cada post sobre a campanha era patrocinado com o objetivo de gerar curiosidade e engajamento do público. “Neste período, continuamos gerenciando o Facebook do cliente com outras mensagens estratégicas. Porém, não as patrocinamos, pois entendemos que valeria mais a pena fazer anúncios para levar pessoas até a fan page em outros moldes”, explica o diretor da agência, Filipe Carpes.

Como a rede social permite pequenos investimentos com bons resultados, existem muitos casos que passam uma falsa impressão de que a campanha está atingindo os objetivos. “Já tivemos casos de clientes novos que tinham o objetivo de aumentar o número de curtir. Com alguns ajustes, a empresa conseguiu um aumento de até 300% de conversão com mesmo investimento. Ou pode-se ter a impressão de que os resultados do Facebook são “aqueles mesmos” – muito curtir e nada de vendas. O que não é verdade, tudo depende de estratégia e execução”, explica Carpe.

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