Liquida Porto Alegre recorre à internet para elevar vendas
A 15ª edição do Liquida Porto Alegre terá como principal novidade o uso da internet para comercializar os produtos e auxiliar no processo de promoção. O site do evento (www.liquidaportoalegre.com.br) foi…
A 15ª edição do Liquida Porto Alegre terá como principal novidade o uso da internet para comercializar os produtos e auxiliar no processo de promoção. O site do evento (www.liquidaportoalegre.com.br) foi remodelado para se tornar um shopping virtual, com a listagem de promoções e possibilidade de negociar pela web, ao transferir automaticamente o internauta ao site dos lojistas em caso de compra.
“Esta é a primeira vez que venderemos pela internet”, celebrou o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, Vilson Noer. Outra novidade será a disponibilidade de um aplicativo na Apple Store, canal de vendas para dispositivos da Apple. O aplicativo funcionará como um “GPS de ofertas”, no qual os consumidores poderão consultar as melhores ofertas em curso via iPhone e iPad.
O Liquida Porto Alegre, promovido pela CDL com apoio da prefeitura de Porto Alegre e do Sindilojas, envolverá 8,5 mil lojas, em comercialização de itens com preços baixos entre os dias 7 e 27 de fevereiro. O evento deverá movimentar aproximadamente R$ 900 milhões, um crescimento entre 8% e 10% sobre o valor da edição de 2010.
Um dos fatores que estimulará o crescimento das vendas será a incorporação maciça de segmentos que até então não participavam significativamente do Liquida, como lojas de móveis, eletroeletrônicos e joias. Material decorativo para pontos de venda será personalizado para ampliar a participação destes segmentos mais sofisticados. As propagandas também serão mais direcionadas, apresentando o consumo de diferentes tipos de mercadorias.
As ações de mídia se iniciam neste domingo, com a temática Um Exagero de Ofertas. As propagandas serão veiculadas em TV, rádio, busdoor, outdoor, jornal, revista, frontlight e em material entregue nas ruas e nas lojas. Uma novidade será o direcionamento das ações de abordagem também no Litoral, de forma que o porto-alegrense guarde parte de seu dinheiro para comprar na Capital na volta das férias.
As premiações seguirão neste ano. Serão distribuídos R$ 500,00 para as quatro pessoas que encaminharem ao Twitter do Liquida as melhores fotos de vitrines com decorações criativas. Haverá prêmios também para imprensa, vendedores e lojistas. A abertura oficial do Liquida ocorrerá na próxima segunda-feira, às 10h, no Largo Glênio Peres, onde será servido um bolo de 15 metros à população – em alusão aos 15 anos do evento.
Durante o evento de apresentação do Liquida, na quinta-feira, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, lembrou da importância do evento para o comércio, a geração de empregos e a arrecadação tributária de Porto Alegre durante o mês de fevereiro, período fraco para o varejo.
“Os meses de fevereiro não tinham movimento econômico em Porto Alegre antes do Liquida”, lembrou Fortunati. Noer disse que a promoção se tornou referência nacional, ao despertar o interesse de outras cidades para copiarem o modelo porto-alegrense. “Isto muito nos orgulha”, comentou.