Lojista: saiba como o comércio deverá funcionar no feriadão de Páscoa

Atualização – 1º de abril: Nesta quinta-feira, 1, o governador Eduardo Leite anunciou a flexibilização para o sábado, 3 de abril, decisão tomada após reunões com entidades e prefeitos dos municípios do RS, com o intuito de atender os setores ligados ao consumo de Páscoa. “Será uma abertura pontual e cuidadosa, seguindo todos os protocolos […]

Atualização – 1º de abril:

Nesta quinta-feira, 1, o governador Eduardo Leite anunciou a flexibilização para o sábado, 3 de abril, decisão tomada após reunões com entidades e prefeitos dos municípios do RS, com o intuito de atender os setores ligados ao consumo de Páscoa. “Será uma abertura pontual e cuidadosa, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária”, destacou.

Com isso, o comércio poderá abrir no sábado, dia 3, inclusive as lojas consideradas não essenciais. As regras seguirão as mesmas adotadas para o funcionamento do setor durante os dias de semana:

Permitida a abertura e o atendimento presencial ao público das 5h às 20h.

Presença máxima de uma pessoa para 8 metros de área.

Tele-entrega sem restrições de horário.

Horário preferencial para quem pertence a grupo de risco

Para a Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa, as orientações permanecem iguais às anteriormente divulgadas:

Comércio não essencial: lojas fechadas, somente com as atividades de tele-entrega permitidas. Para tele-entrega, não há restrição de horário.

Comércio essencial: lojas podem funcionar aos sábados, domingos e feriados, com restrições de distanciamento. Para tele-entrega, não há restrição de horário.

Mercado Público: lojas podem receber clientes aos sábados, domingos e feriados das 5h às 22h. Entre 22h e 5h, apenas tele-entrega.

O novo decreto nº 55.819, que contém as determinações para este sábado, afirma ainda que as regras atuais para os demais dias da semana seguem valendo pelo menos até o dia 9 de abril.

———————————————————————————-

Notícia publicada em 31 de março:

O Sindilojas Porto Alegre orienta que os lojistas sigam as regras previstas no decreto estadual nº 55.977, publicado em 21 de março, para o próximo final de semana, dias 2, 3 e 4 de abril, quando este ano é celebrado o feriadão de Páscoa. O documento determina que os municípios do estado adotem as determinações da bandeira vermelha do modelo de cogestão. Portanto, para o setor do comércio, as regras para sábados, domingos e feriados, que abrangem a Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa, são as seguintes:

O Sindilojas Porto Alegre ressalta que segue em contato constante com os governantes em defesa da reabertura do comércio aos finais de semana, e que segue acompanhando todas as decisões. A Entidade orienta que as empresas do setor sigam tomando todos os cuidados necessários para a prevenção e combate ao coronavírus.

Acompanhe os canais de comunicação do Sindilojas Porto Alegre e fique por dentro de todas as orientações.