Lojistas apontam queda nas vendas em janeiro
A previsão de um ano difícil para o varejo já motivou promoções e descontos desde o início de janeiro. Segundo levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, 56% das lojas começaram as liquidações logo após as festas de final de ano e estenderam a ação até o final do mês. Mesmo assim, as vendas, para 61% […]
A previsão de um ano difícil para o varejo já motivou promoções e descontos desde o início de janeiro. Segundo levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, 56% das lojas começaram as liquidações logo após as festas de final de ano e estenderam a ação até o final do mês. Mesmo assim, as vendas, para 61% dos lojistas, caíram em média 17% em relação ao mesmo período de 2014.
O nível de estoque para a temporada foi menor que no ano passado. É o que apontou 36% dos entrevistados. Em média, a redução foi de 17%. Por outro lado, 32% afirmam ter investido na mesma quantidade de produtos e o restante apostou no aumento da oferta.
Já no início do mês de fevereiro, o número de estabelecimentos que aderiram às liquidações aumentou em mais 7%. Um dos motivos apontados é por este ser, tradicionalmente, um período ruim para o comércio, tendo em vista os dois feriados e a baixa movimentação na cidade.
Para a renovação da oferta, o setor de vestuário aposta até o final do mês em promoções para liquidar a coleção de verão, especialmente, moda feminina e praia. A situação se repete nos estabelecimentos focados em eletrodomésticos, que buscam alavancar as vendas do setor de climatização.