Lojistas da Capital acreditam em crescimento de 7% nas vendas durante a Copa do Mundo

Em levantamento feito pelo Sindilojas Porto Alegre, lojistas demonstraram boas expectativas com a realização da Copa do Mundo na Capital. Do total de consultados, 52% espera que haja aumento de vendas durante…

Em levantamento feito pelo Sindilojas Porto Alegre, lojistas demonstraram boas expectativas com a realização da Copa do Mundo na Capital. Do total de consultados, 52% espera que haja aumento de vendas durante o evento. A média de crescimento chega a 20% entre os mais otimistas. Por outro lado, um montante de 33% dos comerciantes acreditam que pode haver uma queda em cerca de 16% nas vendas, também em função do campeonato, enquanto 14% deles preveem manutenção dos patamares de negócios no período. No total, segundo os lojistas, o crescimento médio deve ficar em 7% no varejo da Capital durante a Copa do Mundo.

O Sindilojas Porto Alegre, porém, acredita que os resultados possam ser ainda melhores. “”Acreditamos que a alta nas vendas durante o mundial possa chegar a 15%. Há um sentimento de incerteza sobre como será o resultado, mas o lojista que se preparou vai poder tirar proveito do fluxo intenso de pessoas que vão circular pela cidade””, afirma o presidente da Entidade, Paulo Kruse.
A pesquisa ainda sinaliza que 57% dos lojistas de Porto Alegre espera que a Copa do Mundo altere a rotina de seus negócios, com impacto gerado pelo movimento de turistas na capital gaúcha. Outros 41% creem que o evento não deve motivar alterações nos negócios e 2% não souberam responder.

Questionados sobre ações especiais focadas no evento, 76% dos lojistas manifestaram que devem realizar promoções ou decoração motivados pelo evento na Capital. Outros 15% responderam que não pretendem seguir esta estratégia e 10% relataram que não sabem ou não definiram se realizarão alguma ação promocional. O levantamento também constatou que 37% das lojas deve permanecer em funcionamento no momento dos jogos da seleção brasileira; 32% não irá abrir os estabelecimentos e 32% dos empresários não sabe ou não definiu sobre a abertura das lojas.

Entre os participantes do levantamento, 41% são do segmento de vestuário; 29% de bazar; 24% de calçados e 6% de outros segmentos (artigos esportivos, joalheria e souvenirs).

Geração de emprego e qualificação

Os lojistas também foram consultados sobre adaptações na equipe de trabalho para o atendimento aos clientes durante o torneio de futebol. A maioria (88%) não pretende ampliar a equipe de funcionários para o evento, enquanto 10% responderam que pretendem contratar mão de obra para o período. Destes, 50% afirmou a intenção de recrutar trabalhadores temporários, enquanto os outros 50% afirmou que contratará colaboradores efetivos. Além disso, 54% dos empresários afirmaram que capacitaram ou vão capacitar suas equipes para receber turistas, principalmente com cursos de idiomas. Também foram mencionados cursos de atendimento voltado ao turista. Os outros 46% dos entrevistados revelaram que não pretendem promover qualificação extra para o atendimento durante o mundial.

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lanÃ...

    Veja mais