Lojistas esclarecem dúvidas sobre abertura das lojas nos feriados de 2013 no Sindilojas Porto Alegre

O Sindilojas Porto Alegre promoveu na manhã desta segunda-feira (28), o workshop “Convenção Coletiva de Trabalho”, na sede do Sindicato. O evento esclareceu dúvidas sobre a convenção coletiva, firmada…

O Sindilojas Porto Alegre promoveu na manhã desta segunda-feira (28), o workshop “Convenção Coletiva de Trabalho”, na sede do Sindicato. O evento esclareceu dúvidas sobre a convenção coletiva, firmada com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) em 2012, que permite a abertura do comércio nos feriados com funcionários. Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow e o consultor jurídico do Sindicato, Flávio Obino Filho.

“Há muito tempo lutávamos pelo direito do lojista abrir em feriados. Era uma demanda do setor e da cidade. A economia fica aquecida, o consumidor têm mais opções de compra e os trabalhadores também ganham. Uma das bandeiras do Sindicato é justamente a liberdade de atuação dos lojistas e com este acordo chegamos a uma decisão justa para ambas as partes”, declarou o presidente Ronaldo Sielichow. “É importante dizer que isso também vai gerar crescimento real no comércio. Em um mês com um feriado em que as lojas poderão abrir, o acréscimo de faturamento poderá ser de 4% a 5%. Crescimento das empresas significa mais arrecadação para Porto Alegre e mais geração de emprego”, finalizou o presidente.

Lojista, fique atento.

As lojas somente poderão usufruir do benefício mediante assinatura da Declaração de Opção Pelo Trabalho em Feriados, conforme consta na Convenção Coletiva de Trabalho. A assinatura do documento deverá ocorrer até o dia 31 de janeiro para lojistas que desejam atender no feriado do dia 2 de fevereiro, próximo sábado, quando a medida já terá validade. A relação de empregados escalados aos feriados deve ser entregue com cinco dias de antecedência, conforme estabelecido na Convenção, excepcionalmente para este primeiro feriado, a relação pode ser entregue até o dia 31 de janeiro, quinta-feira. As lojas localizadas em Shoppings Centers, também tem a abertura condicionada ao alinhamento dos centros comerciais, com assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta – TAC. Você pode conferir a convenção na íntegra fazendo download ao final da página, para mais informações entre em contato com o Sindilojas Porto Alegre pelo telefone (51) 3025-8300.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais