Lojistas esclarecem dúvidas sobre abertura das lojas nos feriados de 2013 no Sindilojas Porto Alegre

O Sindilojas Porto Alegre promoveu na manhã desta segunda-feira (28), o workshop “Convenção Coletiva de Trabalho”, na sede do Sindicato. O evento esclareceu dúvidas sobre a convenção coletiva, firmada com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) em 2012, que permite a abertura do comércio nos feriados com funcionários. Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow e o consultor jurídico do Sindicato, Flávio Obino Filho.

“Há muito tempo lutávamos pelo direito do lojista abrir em feriados. Era uma demanda do setor e da cidade. A economia fica aquecida, o consumidor têm mais opções de compra e os trabalhadores também ganham. Uma das bandeiras do Sindicato é justamente a liberdade de atuação dos lojistas e com este acordo chegamos a uma decisão justa para ambas as partes”, declarou o presidente Ronaldo Sielichow. “É importante dizer que isso também vai gerar crescimento real no comércio. Em um mês com um feriado em que as lojas poderão abrir, o acréscimo de faturamento poderá ser de 4% a 5%. Crescimento das empresas significa mais arrecadação para Porto Alegre e mais geração de emprego”, finalizou o presidente.

Lojista, fique atento.

As lojas somente poderão usufruir do benefício mediante assinatura da Declaração de Opção Pelo Trabalho em Feriados, conforme consta na Convenção Coletiva de Trabalho. A assinatura do documento deverá ocorrer até o dia 31 de janeiro para lojistas que desejam atender no feriado do dia 2 de fevereiro, próximo sábado, quando a medida já terá validade. A relação de empregados escalados aos feriados deve ser entregue com cinco dias de antecedência, conforme estabelecido na Convenção, excepcionalmente para este primeiro feriado, a relação pode ser entregue até o dia 31 de janeiro, quinta-feira. As lojas localizadas em Shoppings Centers, também tem a abertura condicionada ao alinhamento dos centros comerciais, com assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta – TAC. Você pode conferir a convenção na íntegra fazendo download ao final da página, para mais informações entre em contato com o Sindilojas Porto Alegre pelo telefone (51) 3025-8300.