Lojistas esperam 10% de crescimento em vendas no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados já aquece o comércio da Capital. É o que mostra a pesquisa encomendada pelo Sindilojas Porto Alegre a instituto especializado. Segundo o estudo, a expectativa dos lojistas é de que haja…

O Dia dos Namorados já aquece o comércio da Capital. É o que mostra a pesquisa encomendada pelo Sindilojas Porto Alegre a instituto especializado. Segundo o estudo, a expectativa dos lojistas é de que haja crescimento médio de 10% nas vendas, na comparação com 2011 e deve movimentar R$ 77 milhões no varejo porto-alegrense. Consumidores também foram ouvidos e 59,8% pretendem comprar presentes para o (a) companheiro (a). Destes, 49% pretendem presentear com roupas. “O Dia dos Namorados é uma data que aquece a economia, e o Sindicato, sendo o representante legal dos lojistas, está atento a esta movimentação. Por isso procuramos oferecer este estudo para, novamente, ajudar os lojistas a conhecerem um pouco mais o seu consumidor”, afirma Ronaldo Sielichow, presidente do Sindilojas Porto Alegre. O levantamento aconteceu entre os dias 15 e 22 de maio, com 400 consumidores e 100 lojistas de todas as regiões da cidade.

Panorama Geral
Quem deve ganhar mais presentes no Dia dos Namorados em 2012 são os casados. Do total de entrevistados que pretendem comprar presentes, 70,8% afirmam que presentearão o esposo ou esposa. Cerca de 27% pretendem gastar entre R$ 100,00 e R$ 150,00 e a forma de pagamento mais citada pelos consumidores é em dinheiro. O gasto médio deve ficar em R$ 131,00. Os pagamentos em cartão de crédito aparecem em segundo lugar, com 25,3% das respostas. Em contrapartida, a expectativa dos lojistas entrevistados é que 79% das vendas sejam feitas com pagamento a prazo.

A maioria dos consumidores ouvidos pretende gastar o mesmo valor do ano passado, totalizando 59,5%. Os que afirmam gastar mais somam 23,8% e 16,8% afirmaram que gostariam de comprar presentes mais baratos do que os comprados em 2011.

Antecipar as compras não faz parte dos planos dos consumidores porto-alegrenses. Mais de 70% devem realizá-las uma semana antes do dia 12, 15,3% no final de semana que antecede a data e 7,3% no próprio Dia dos Namorados, uma terça-feira. Os lojistas confirmam este dado. Segundo eles, 46,9% das vendas devem ocorrer no final de semana anterior ao dia 12 de junho e 20,8% na véspera. Para atrair clientes, 51% dos lojistas consultados revelaram que pretendem fazer ações focadas no Dia dos Namorados, como divulgação especial, descontos, condições diferenciadas de pagamento, e sorteios.

Embora a expectativa seja otimista, os lojistas afirmam que condições climáticas desfavoráveis podem prejudicar as vendas. “Estamos sujeitos a estas variáveis. As estações do ano influenciam no mix de produtos oferecidos pelos lojistas, principalmente do ramo têxtil, então é natural que o calor fora de época interfira nas vendas. É importante que os lojistas estejam preparados para oferecer alternativas aos clientes”, observa o presidente Sielichow.

Tipos de presentes preferidos
Os itens que mais apareceram nas intenções de compra do consumidor foram roupas (49%), perfumes e artigos de beleza (19%), calçados (10,3%), eletrônicos (7%) e flores (6,5%). Juntos, estes produtos representam 91,8% dos tipos de presentes citados na pesquisa. E quando perguntados sobre o que gostariam de ganhar, os consumidores também preferiram roupas (38,8%) e perfumes (16,5%). Flores ficaram em terceiro na preferência de quem quer ser presenteado, com 12%. O segmento de vestuário é o predileto entre todas as faixas etárias consultadas, e de ambos os sexos.

Locais
O Dia dos Namorados será equilibrado em relação aos locais escolhidos para as compras. 46,9% dos entrevistados pretendem comprar em lojas de rua e 42% em shopping. O Shopping do Porto, conhecido como camelódromo, aparece como o terceiro local de compra mais citado, com 4,5%, seguido de lojas virtuais com 3%.

Na internet
Para o 12 de junho, nota-se que a pesquisa de presentes na internet é um pouco maior do que a verificada no Dia das Mães. Cerca de 26% pretendem pesquisar na internet antes de realizar a compra em lojas físicas, contra 14,5% dos respondentes da pesquisa para o Dia das Mães. Esta realidade demonstra que os lojistas interessados em investir em operações de e-commerce têm boas oportunidades no mercado.

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