Lojistas esperam crescimento de 9% nas vendas de Natal

Pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre revela expectativas dos lojistas da Capital.

A data festiva mais aguardada do ano pelos lojistas, o Natal, está com boas expectativas para este ano. A pesquisa elaborada pelo Sindilojas Porto Alegre em parceria com a CDL Porto Alegre mostra que os lojistas consultados esperam que haja crescimento médio de 9% nas vendas na comparação com a data de 2011. Os lojistas entrevistados acreditam que grande parte do pagamento será feito com cartões de crédito, e a segunda forma mais utilizada deve ser o dinheiro. “O Natal é a data mais importante do varejo. Por isso, é fundamental conhecer a expectativa do comércio e como ele está se preparando para essa época. Todos os setores da economia acabam impactados pelos resultados do varejo e entendermos o que está acontecendo é fundamental”, salienta Ronaldo Sielichow, presidente do Sindilojas Porto Alegre. Cerca de 85% dos lojistas entrevistados se mostram otimistas com as vendas do Natal neste ano. O levantamento foi realizado pela empresa Dados & Fatos Pesquisa de Mercado com 204 lojistas de todos os bairros da Capital, entre os dias 8 e 18 de novembro.

Tipos de presentes

Os itens que mais apareceram nas expectativas de vendas dos lojistas foram blusa (19,6%), vestido (12,7%), rasteira (5,9%), camisa (4,9%) e perfumes (3,9%). Estes dados demonstram que os presentes de uso pessoal serão mais valorizados neste ano. O segmento de vestuário é o de grande otimismo dos empresários, visto que uma nova estação tem início em data próxima ao Natal.

Pagamento

Para a maioria dos empresários, 90,2% dos pagamentos deverão ser feitos com cartão de crédito e 3,9% com dinheiro. Cheque, cartão de débito e outros meios de pagamento somam 6% das respostas.

Ações especiais

50% dos lojistas pretendem promover ações como: descontos, distribuição de brindes, sorteios e etc. E o consumidor deve ser o maior beneficiando com estas ações, já que 57,8% pretende oferecer descontos nos produtos.

Temporários

Para oferecer um atendimento adequado e dinâmico aos clientes, 43% dos empresários revelaram que irão contratar temporários para o Natal. A grande maioria fez a contratação com antecedência de um mês da data festiva, e 60% destes tem a intenção de efetivar alguns destes funcionários.

Acesse a pesquisa completa na Central do Associado:

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