Lojistas projetam alta de até 10% no Dia das Mães

Tíquete médio do presente ficará em torno de R$ 150,00 neste ano

Faltando menos de um mês para o Dia das Mães, os lojistas começam a se preparar para a data, considerada a segunda melhor em vendas do varejo, atrás apenas do Natal.

A expectativa é de crescimento de 5% a 10% na comercialização de produtos em Porto Alegre em comparação com o ano passado.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL Porto Alegre), Gustavo Schifino, o número pode dobrar se as temperaturas começarem a cair.

“O determinante para os negócios neste ano será o clima. Caso o frio aumente, as vendas devem ultrapassar os 5% esperados e alcançar 10%”, afirma.

O motivo é a aposta na procura por itens do setor de vestuário como principal opção de presente.

Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas-Porto Alegre), Ronaldo Sielichow, os lojistas acreditam que o valor médio nas compras de presentes também deve aumentar.

“No ano passado, o gasto médio foi de R$ 130,00. Em 2013, o valor deve se elevar para R$ 150,00.”

Além de roupas, os setores de perfumaria, maquiagens e calçados são os mais visados pelos clientes para presentear as mães.

Apesar da “sugestão” dada no início do mês pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ao anunciar a desoneração dos smartphones, os lojistas acreditam que a medida não mudará o comportamento do consumidor neste Dia das Mães.

“A desoneração desses produtos é ainda muito recente e não deve ser determinante para o crescimento nas vendas deste ano”, esclarece Schifino.

“Deve ocorrer um crescimento no setor, mas não será fundamental, pois a moda feminina é a mais procurada para o dia”, diz Sielichow.

Para alavancar as vendas da data, comemorada neste ano no dia 12 de maio, os shoppings da Capital dão início nos próximos dias às campanhas promocionais.

O Praia de Belas Shopping vai sortear dois pacotes turísticos completos para o Club Med Itaparica, na Bahia, e dois vales-compras no valor de R$ 5 mil cada um.

“Para participar, as pessoas precisam apresentar as notas fiscais de compras nas lojas participantes por um cupom com o valor de R$ 350,00”, explica a gerente de marketing do Praia de Belas, Janine Oliveira.

A campanha do BarraShoppingSul deve iniciar no próximo dia 25.

Os clientes que atingirem o valor de R$ 500,00 nas compras podem ganhar prêmios em dobro: eles terão direito a um cupom para a troca por um kit personalizado e poderão participar do sorteio de uma BMW X3.

A gerente de marketing do shopping, Tânia Nascimento, acredita que as vendas devam crescer 18% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Como em 2012 tínhamos uma campanha que o cupom era gerado apenas a partir do valor de R$ 1,3 mil, este ano devemos atrair um público maior”, ressalta Tânia.

“O Barra possui um horário diferenciado em comparação aos outros shoppings, e isso também é um atrativo”, completa.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais