Lojistas têm expectativa de crescimento de 20% nas vendas de material escolar

A aproximação da volta às aulas traz boas expectativas para lojistas do segmento de material escolar. Conforme levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, os empresários estão otimistas com as…

A aproximação da volta às aulas traz boas expectativas para lojistas do segmento de material escolar. Conforme levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, os empresários estão otimistas com as últimas semanas de fevereiro, período que antecede o início do ano letivo. A previsão do setor é de um crescimento de 20% nas vendas em relação a fevereiro do ano passado. Os itens mais procurados continuam sendo cadernos, lápis, borrachas e canetas.

O índice médio de aumento nos preços dos materiais foi de 10% na comparação com 2013, impulsionado pela inflação e a alta do dólar. Para diminuir o impacto do aumento no bolso do consumidor, os lojistas estão realizando promoções dos principais itens da lista escolar e oferecendo condições facilitadas de pagamento.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, os preços dos materiais escolares ao consumidor também são fortemente influenciados pela alta tributação. “”Temos impostos que chegam a até 50% do valor de alguns produtos. Esta realidade é um limitador ao acesso à educação e prejudica o desenvolvimento do varejo””, declara o presidente do Sindilojas.

Já em janeiro, as vendas ficaram 17% maiores na comparação com o mesmo período de 2013. Segundo os lojistas consultados, a expectativa inicial era de que as vendas fossem melhores, porém a greve dos rodoviários prejudicou o desempenho do segmento.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA e CDL POA promovem ação para limpeza do Centro Histórico da Capital

    Veja mais
    Noticias

    Cartilha Estado de Calamidade: seguros disponíveis e auxílio reconstrução

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo anuncia nova data para 2025

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre assina carta buscando alternativas para acesso à capital

    Veja mais