Lugar de (bem) estar
Surpreender, encantar, proporcionar experiências únicas e ser relevante para a comunidade local é o novo papel da loja física
Ver a vitrine, entrar, encontrar o produto, obter informações sobre ele, escolher, pagar e sair. Diante desse resumo, fica a pergunta: Por que o cliente escolhe uma visita à loja física se ele pode fazer exatamente o mesmo caminho no digital, sem sair de casa? A reinvenção da loja presencial foi uma das mais fortes tendências percebidas por quem acompanhou de perto a programação da NRF 2024 Big Show, feira em Nova York considerada o maior evento do varejo mundial. “Se tu tens uma loja física, que coisas podes fazer ali que não poderiam ser feitas no on-line?”.
A pergunta de Tiago Mello, CMO e CPO na Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, é um ponto de partida para estabelecer uma estratégia e embarcar nessa nova onda, em que o varejo físico – como uma resposta à força do digital nos últimos anos – vem retomando sua importância nas relações de consumo. Durante a pandemia, o digital se intensificou na vida de todos. O caminho on-line era a única alternativa. As marcas consolidaram suas formas de encontrar os consumidores onde quer que estivessem. “Acabou de vez a necessidade de ir presencialmente à loja para adquirir algo. A loja chega até você no digital”, contextualiza Ricardo Contrera, sócio-diretor da Mosaiclab, empresa de inteligência de mercado que faz parte da Gouvêa Ecosystem. Para ele, a loja agora precisa deixar de ser apenas um ponto de venda para se tornar um ponto de encontro. O que se faz na loja tem de ser diferente do que se faz em um site.
Tiago corrobora: “A loja se torna um espaço não mais só de venda, mas para fazer propaganda e eventos, para consertar produtos, para praticar a economia circular (como aluguel e reúso), para funcionar como showroom… A loja se torna algo muito maior. O grande papel dela é branding, é marketing”.
Gostou?! Leia toda essa matéria e as demais nas edições da revista do Sindilojas POA, Conexão Varejo, clicando aqui.