Mais 999 novas lojas em shoppings no RS até 2013

Expansão de centros de compras consolida o Rio Grande do Sul como o quarto maior polo no país

Até o primeiro semestre de 2013, o Estado deverá ganhar 999 lojas em shoppings. Os novos pontos serão distribuídos em oito centros de compras em construção e ampliação, mostra uma pesquisa divulgada ontem pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Com a expansão, o Rio Grande do Sul se consolida como o quarto polo no país em número de complexos comerciais e de serviços, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Porto Alegre deverá ter abertas 436 lojas em três empreendimentos, e o restante será no Interior.

Atualmente, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), são 32 centros de compras em operação no Estado. O crescimento maior em cidades menores é uma tendência de direcionamento dos investimentos para fora das capitais, mais saturadas, diz o diretor de Relações Institucionais da Alshop, Luís Augusto Ildefonso da Silva. – Há 20 anos, as capitais concentravam 70% dos shoppings do país. Hoje está 50% a 50% e, até 2013, o Interior vai ultrapassar – diz Silva, creditando o avanço do shoppings centers no Brasil ao crescimento da economia impulsionado pelo consumo interno, à tentativa da população de fugir do caos urbano e a maior sensação de segurança em relação às ruas.

Em Porto Alegre, existem pelo menos mais 13 projetos em fase de estudo ou em tramitação na prefeitura. O principal investidor na cidade é o grupo Zaffari. Na zona norte da Capital, o Bourbon Shopping Wallig tem a previsão de inauguração da primeira fase no segundo semestre deste ano. A primeira etapa, com um investimento de R$ 250 milhões, terá 237 lojas.

O grupo gaúcho planeja ainda outros três empreendimentos. Um novo shopping Bourbon será erguido no bairro Santa Cecília, e o projeto está em fase de aprovação na prefeitura. Outro investimento será feito entre as avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas. Ainda está em estudo, “e a bandeira ainda não está definida”, informa o Zaffari. Um centro comercial também está em análise no bairro Bela Vista. Do grupo Isdra, está em construção e deve estar concluído até o próximo ano na cidade o Shopping Floresta, também na zona norte.

Diretor vê espaço para crescer ainda mais

A pesquisa da Alshop mostra ainda que o país encerrou 2010 com 766 shoppings e 99 mil lojas. Até o primeiro semestre de 2013, foram detectados outros 124 em obras, que – com um investimento de aproximadamente R$ 6,3 bilhões – disponibilizarão mais 20 mil lojas. Para a Alshop, ainda há muito espaço para crescer. – O Canadá tem 8 mil shoppings – compara Silva.