Mais que lojas, centros de experiência

Aproveitar o potencial agregador dos estabelecimentos ajuda a criar vínculos mais fortes com os consumidores.

Muito mais do que locais onde as pessoas vão para adquirir produtos ou serviços, o comércio cumpre uma importante função social, pois reúne e divulga tendências comportamentais, tornando as lojas importantes pontos de disseminação de cultura. Além disso, estabelecimentos comerciais reúnem pessoas de todos os perfis e quando aproveitam esse forte potencial agregador criam oportunidades para construir relacionamentos mais profundos e duradouros com seus visitantes, que na maioria das vezes se tornam clientes. Na era das experiências em que vivemos, locais que servem de ambiente para que os visitantes consigam se expressar e exercitar as suas habilidades se destacam na mente do consumidor. Ao mesmo tempo, ganham a sua simpatia, conquistam a sua fidelidade e obtêm melhores resultados comerciais.

Consumo de experiências

Inaugurado em outubro de 2017, o Pier X é um exemplo de local que pretende estimular a convivência entre os seus visitantes. Localizado no shopping Iguatemi Porto Alegre, o espaço concentra marcas de vestuário, instrumentos musicais, pranchas de surf, bicicletas, móveis, tapetes, pet e joias, além de gastronomia e arte,  mas não se define apenas como uma loja ou um bar, e sim como uma plataforma multiexperiências. Combinando lançamentos, tecnologia, diversão e cultura, o Pier X é ícone gaúcho do que se tem chamado de phigital, que une características do ambiente físico e do digital. O pagamento dos produtos ou serviços no local, por exemplo, é feito por um aplicativo que realiza transações sem nenhum intermediário, dando total protagonismo ao cliente. Além da venda de tudo o que está exposto, o local também é um espaço para eventos, possui um palco para os visitantes experimentarem os instrumentos à venda (e exibirem suas habilidades) e ainda abriga aulas de yôga e de música. A transmissão de campeonatos de skate e de surf, o restaurante, a cafeteria e a agência de viagens hospedados lá também colaboram para tornar o Pier X um centro de experiências. E por lá não há vendedores, mas helpers, que ajudam na apresentação das marcas parceiras e dos expositores, do conceito do Pier X para novos clientes e no uso da tecnologia disponível. Tudo isso proporciona uma vivência mais personalizada e tranquila, pois é o consumidor que constrói a sua jornada dentro do local.

Ambiente de vivências

Situado na região metropolitana de Porto Alegre, o Park Shopping Canoas é outro estabelecimento que nasceu com o objetivo de conquistar a simpatia do visitante aomesmo tempo que quer ser sua escolha para as compras.  Inaugurado em novembro, o shopping une natureza, entretenimento e compras em um mesmo ambiente. A começar pelo show de águas dançantes com sonorização e iluminação sincronizadas, o shopping possui diversas atrações para um público que se mostra cada vez mais interessado em espaços ao ar livre para interagir. A passarela que liga o ambiente de lojas diretamente ao Parque Municipal Getúlio Vargas é outro ponto alto. Restaurado durante a construção do shopping, o  parque conta com uma área verde interativa, espaço de entretenimento infantil, labirinto, equipamentos de ginástica para adultos e pista de caminhada. No interior do Park Shopping Canoas, o anfiteatro, o lago artificial com decks, a pista de patinação no gelo, o chimarródromo, o centro ecumênico e o de eventos são outros atrativos para dar aconchego e estimular a permanência do público.

Torne a sua loja um centro de experiências

• Realize pequenos eventos, como palestras, bate-papos e workshops, sobre temas que interessam ao seu público;
  • Ceda algum espaço da loja para ocasiões específicas, como chás de lingerie, chás de panela, aniversários, etc.;
  • Celebre as conquistas com coquetéis para clientes que têm boa relação com a marca ou para quem pode ajudar a divulgar o seu negócio;
  • Construa espaços elaborados para descanso, com café, cerveja ou espumante, alinhados ao seu perfil de cliente. Isso estimula a permanência e o consumo!

Gostou do conteúdo? A reportagem faz parte da revista Conexão Varejo de março. Clique aqui e leia a versão online do editorial.