Manutenção das medidas emergenciais de emprego e renda e do auxílio emergencial são as ações mais pedidas pelos lojistas como apoio às atividades do comércio

O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou esta semana um levantamento com os comerciantes da Capital para entender quais são as perspectivas do setor para este primeiro semestre de 2021. Em relação ao faturamento, 37% dos entrevistados acreditam que irão manter o ritmo de vendas que estão obtendo hoje. Outros 33% estão otimistas, […]

O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou esta semana um levantamento com os comerciantes da Capital para entender quais são as perspectivas do setor para este primeiro semestre de 2021. Em relação ao faturamento, 37% dos entrevistados acreditam que irão manter o ritmo de vendas que estão obtendo hoje. Outros 33% estão otimistas, apostando em uma melhora nos resultados e 30% acham que terão queda até julho.

Por meio da sondagem, a entidade também identificou quais são os auxílios que os lojistas mais anseiam como apoio dos governos municipal, estadual e federal na retomada do setor: 76% pede pela manutenção/prorrogação do programa de auxílio emergencial como forma de atendimento às necessidades da população e consequente fomento para o setor; 58% solicita a isenção do IPTU para o período em que as empresas estiveram fechadas durante a pandemia; 47% precisam de capital de giro. Confira abaixo as demais ações citadas pelos entrevistados:

6% não citaram nenhuma iniciativa

3% reduzir ICMS

2% empréstimo com maior tempo para começar a pagar

2% não fechar o comércio

1% diminuir a politicagem

1% suspensão e isenção de contrato de trabalho

Foram ouvidos para esta pesquisa lojistas de empresas de portes variados, sendo a grande maioria (82%) microempresários, de negócios com mais de 10 anos de atividades. Estão representados os segmentos de vestuário, material de construção/ferragem, calçados, bazar, cama/mesa/banho, petshop, floricultura, joalheria e ótica, em diferentes localizações de Porto Alegre – rua, galeria/centro comercial e shoppings.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre é apoiador da campanha POA QUE DOA

    Veja mais
    Noticias

    Dia das Mães deverá movimentar R$ 276 milhões no comércio de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Faça o download das peças da campanha de Dia das Mães e decore as redes da sua ...

    Veja mais
    Noticias

    Governo edita Medidas Provisórias criando o Novo Benefício Emergencial e flexibi...

    Veja mais