Mega Tendências | Eu sou único

Não se trata de nenhuma novidade, mas o que é inédito e peculiar dessa grande tendência mundial é que as pessoas agora estão procurando produtos e serviços que atendam essas particularidades. 

Embora os seres humanos tenham muito em comum, as pessoas sempre buscam se diferenciar umas das outras. Afinal, querem se sentir especiais e únicas, pois cada uma tem uma história de vida e viveu um "pool" de experiências que o torna um ser realmente único. Não se trata de nenhuma novidade, mas o que é inédito e peculiar dessa grande tendência mundial é que as pessoas agora estão procurando produtos e serviços que atendam essas particularidades. Ou seja, os consumidores não estão mais satisfeitos com a padronização da produção em massa, eles buscam a personalização. A sutileza de agregar características exclusivas aos produtos e serviços irá conquistar e fidelizar seguidores, buscando a satisfação do cliente em reconhecer-se nas funcionalidades específicas de cada produto.

Em fevereiro deste ano, por exemplo, foi lançada a jaqueta The Omius com aberturas que abrem  e fecham roboticamente para manter a temperatura ideal de maneira constante. Para isso, a The Omius utiliza sensores que monitoram a temperatura interna e externa e envia os dados para um processador que controla as aberturas. Além disso, o usuário pode operar as aberturas manualmente, permitindo que o sistema aprenda as preferências pessoais.

No Reino Unido, a Admiral utilizou a análise do perfil do facebook para conceder descontos no seguro do primeiro carro. Através de algorítimos a empresa analisa o conteúdo dos posts, pontuando pessoas conscientes e organizadas e tirando pontos daqueles que postam conteúdo que indique autoconfiança excessiva. 

E outro exemplo é o da Luxury Travel Advisor, que está oferecendo a possibilidade dos clientes criarem seu próprio documentário natural durante suas férias. As viagens de luxo são acompanhadas por uma equipe de 5 câmeras, que capturam a experiência em video e montam o filme.  

A dica é ver o consumidor como uma pessoa única, que tem características peculiares e a necessidade de sentir-se especial no meio da massa. Permitir que o cliente participe da criação, produção e execução dos produtos é um meio muito importante e eficaz de atender essa demanda. Produtos no formato DIY (do it yourself, em inglês, ou faça você mesmo em português) conseguem dar aquele toque pessoal que os consumidores tanto querem. Por  menor que seja, ele desperta o orgulho de finalizar algo concretamente, possibilitando que a pessoa coloque um pouco da sua essência no produto final. E as marcas que conseguirem desenvolver esta sutileza e sofisticação serão amadas.

Confira na próxima quinta-feira, dia 23 de março, a próxima tendência que será divulgada pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre e acompanhe a série!

Fonte: trendwatching.com/premium

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais