Mega Tendências | Tecnologia relevante

A tecnologia foi democratizada e hoje é obrigatória na maioria dos negócios, mas ela não pode perder seu propósito. As ferramentas devem focar em facilitar a vida do ser humano, otimizar o aproveitamento do tempo, melhorar a saúde, aumentar a segurança e ajudar a desenvolver habilidades nas pessoas.

Amazon Go, por exemplo, é a nova loja checkout-free da empresa americana Amazon, onde o pagamento no caixa foi abolido. A loja conceito foi lançada no final do ano passado e oferece opções de lanches prontos e produtos essenciais de consumo. Facilita a vida do consumidor, porque é só pegar o produto e sair da loja. A conta chega pelo aplicativo.

Em março deste ano, a Pottery Barn, loja de móveis e decoração, lançou um app gratuito de design em realidade aumentada em parceria com o Google. O cliente consegue ver exatamente como o móvel ficará no ambiente real em que deseja colocá-lo. É só tirar uma foto do ambiente direto no app e arrastar a imagem do produto para ver se ele se combina com o espaço.

A Officena, marca francesa de produtos orgânicos de beleza, lançou em janeiro deste ano o aplicaitivo Clean Beuty. Pela plataforma o usuário obtém informações sobre produtos de beleza através de uma foto do produto. São informações relacionadas à composição e esclarecimentos sobre ingredientes potencialmente perigosos. O app é gratuito e contém informações sobre mais de 800 produtos.

BBVA, banco espanhol, possibilitou a abertura de conta sem burocracia. Basta o cliente fazer uma selfie durante a chamada de vídeo pelo site e aplicativo do banco. Nesse processo é usado o reconhecimento biométrico para analisar as imagens e identificar o usuário.

A relevância da tecnologia está intimamente relacionada ao impacto positivo que ela tem sobre a vida das pessoas e sobre o meio ambiente. Pense em como adotá-la no seu negócio para melhorar a qualidade de vida dos consumidores. Poupar tempo e outros recursos dos clientes é obrigação das marcas que querem espaço no mercado, pois em meio ao bombardeio diário de tecnologia, os consumidores escolherão as que realmente fazem a diferença.

Na próxima quinta-feira, dia 27 de abril, você confere a última Mega Tendência que será divulgada pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre.

Fonte: trendwatching.com/premium