Mercado de Trabalho foi tema do Fórum Municipal

Aconteceu na tarde de ontem na sede da Entidade o 1º Fórum Municipal do Mercado de Trabalho de Porto Alegre, promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) em parceria com a Comissão…

Aconteceu na tarde de ontem na sede da Entidade o 1º Fórum Municipal do Mercado de Trabalho de Porto Alegre, promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) em parceria com a Comissão Municipal de Emprego e apoio do Sindilojas Porto Alegre. Idealizado por Antônio Sanzi, presidente da Comissão Municipal de Emprego e diretor de Relações Políticas e Institucionais do Sindilojas Porto Alegre, o fórum teve o objetivo de abordar estudos apresentados pelo Observatório de Trabalho que demonstram os desafios da qualificação e inserção profissional, assim como fazer um diagnóstico do mercado atual. “A Comissão existia, mas eram poucas as ações efetivas. Criamos o Fórum para discutir as soluções possíveis sobre trabalho em Porto Alegre”, finaliza.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, participou da mesa redonda Diagnóstico do Mercado de Trabalho de Porto Alegre em conjunto com o secretário da SMTE, Pompeo de Mattos, e o presidente da Força Sindical do Rio Grande do Sul, Cláudio Janta. Para Janta, a qualificação profissional ter o compromisso de empregar as pessoas. “Não basta dar um curso, é preciso encaminhar o trabalhador para as vagas. E também verificar em que lugares são necessários cada tipo de qualificação. O Estado tem que fazer a gestão da qualificação profissional, e não o governo federal”, afirma. Ronaldo Sielichow complementou destacando as ações do Sindilojas Porto Alegre para fortalecer a questão da capacitação profissional. “É importante para o mercado que o profissional esteja preparado, assim como o lojista necessita de mão-de-obra qualificada. Atento a isop, realizamos cursos gratuitos e também investimos no programa Geração Varejo que encaminha o trabalhador para vagas e ainda oferece treinamento gratuito a ele”. Além disso, o presidente citou o Varejo na Escola, que treina estudantes com noções básicas do funcionamento de uma loja, além de conhecimentos sobre economia e finanças.

Também estiveram presentes no Fórum a economista do Sistema Fecomércio-RS, Patrícia Ulmann Palermo, bem como representantes do Ministério do Trabalho, universidades e empresários.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais