“Mergulhe dentro da sua empresa e faça dela um centro de excelência”, aconselha Eduardo Tevah aos participantes da 3ª Febravar 

Ele ainda ressalta a importância do líder na empresa, para servir de exemplo e motivar os funcionários, pois as pessoas precisam se sentir bem no ambiente para se dedicarem ao trabalho. 

O melhor caminho para obter bons resultados, nesse momento de instabilidade econômica, é transformar o estabelecimento comercial em um centro de excelência. “Ninguém conhece melhor seu empreendimento do que você, mergulhe dentro da sua empresa e faça dela um centro de excelência”, aconselhou Eduardo Tevah às 200 pessoas que assistiam sua palestra na 3ª edição da Feira Brasileira do Varejo (Febravar). De acordo com ele, não é possível mudarmos a realidade externa, pois nenhum indicador aponta a recuperação econômica do Brasil à curto prazo, então a saída é que os lojistas mudem a atitude e melhorem o interior de seus estabelecimentos.

A excelência de uma empresa passa pelo processo de padronização. De acordo com Tevah, com a criação de um padrão, a instituição funciona independente de quem estiver operando. “Mas o padrão só é alcançado quando o líder gerencia, por constatação, o que está sendo aplicado, e não por informação”, afirmou. Ele ainda destaca a importância desse padrão evoluir e, para isso, o gerente precisa ouvir as pessoas que executam essas regras.

O segundo ponto analisado pelo empreendedor é a liderança inspiradora, que seja exemplo para os funcionários e que saiba valorizar aqueles que estão ao seu lado. “O líder só terá bom desempenho quando souber que o seu sucesso depende dos outros”, afirmou. Além disso, ele ressalta que liderar é a arte de criar um ambiente de alegria no trabalho, pois ninguém mais aguenta trabalhar 8h desgastantes.

Capacitar as pessoas e fazer com que elas se sintam parte do negócio é fator decisivo para que o profissional se comprometa com o trabalho e sua empresa alcance a excelência, por isso é importante oferecer treinamentos individuais para os funcionários. “Capacite seus vendedores, sua fatura crescerá 15%”, garantiu. Junto com isso, o empresário precisa trabalhar a valorização do cliente e a melhora no atendimento. “O atendimento é o principal motivo de perda de clientes. Um bom atendente precisa ser simpático, atencioso, ter educação e rapidez”.

Além do relacionamento pessoal entre funcionários, clientes e os empreendedores, é preciso mensurar claramente os resultados, mas mais do que isso, saber estabelecer metas e comemorar, quando as vendas superarem as expectativas. “Equipe que não comemora, acostuma-se a perder e a não alcançar as metas de vendas”, enfatizou. Além disso, é preciso inovar constantemente, através das redes socais, variando o perfil dos funcionários e com a formação de um ambiente que estimule o profissional a pensar e a mudar.

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