Micro e pequena empresa: regulamentação entregue à Câmara

Em Porto Alegre existem 12 mil empreendedores individuais

Ontem, 05/10, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), o titular da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Valter Nagelstein, realizou a entrega do texto do Executivo que regulamenta a Lei Geral das MPEs em Porto Alegre. O ducumento foi entreuge à presidente do legislativo municipal, Sofia Cavedon.

O ato ocorreu na tarde desta quarta-feira, durante a sessão plenária da Câmara Municipal. A Lei dá tratamento diferenciado às MPEs, promovendo a desburocratização, desoneração fiscal e concedendo incentivos para o surgimento de novas empresas. Nagelstein enfatizou que elas são responsáveis por 99% dos empreendimentos urbanos no Brasil, respondem por 20% do PIB nacional e mais da metade dos empregos formais. “”””Para nós, esta é uma data histórica, em que reafirmamos o compromisso de trabalhar pelas micro e pequenas empresas em nosso município”, declarou, reforçando a importância do segmento para a economia do país. Lembrou ainda que os produtores rurais de Porto Alegre também podem ser beneficiados pela Lei.

O secretário mencionou também a Linha da Pequena Empresa – ônibus adaptado, iniciativa pioneira da Smic em parceria com o Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-RS) e Carris, e que possibilita a formalização do Empreendedor Individual nas comunidades. Segundo ele, o modelo deveria ser estendido a outros municípios gaúchos. Em 2011, a Linha já formalizou mais de 400 empresas. No Brasil, ao todo, existem 1,6 milhão de empreendedores individuais formalizados, dos quais 90 mil no Rio Grande do Sul, e 12 mil em Porto Alegre.

Nagelstein solicitou urgência na tramitação e votação do marco legal. O presidente regional do Sebrae-RS, Vitor Augusto Koch, ressaltou que a entrega do texto aconteceu na mesma data em que são celebradas as micro e pequenas empresas. Ao lado do diretor-superintendente da entidade, Léo Hainzenreder, Koch informou que a Lei já é regulamentada em mais de 300 municípios gaúchos, e declarou sua expectativa quanto à celeridade da aprovação da lei em Porto Alegre.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais