Ministro do Desenvolvimento admite discutir flexibilização do regime de trabalho

SÃO PAULO – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, admitiu abrir diálogo sobre a flexibilização do regime de trabalho quanto à contratação de funcionários. A…

SÃO PAULO – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, admitiu abrir diálogo sobre a flexibilização do regime de trabalho quanto à contratação de funcionários. A avaliação foi dada na reunião plenária do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), em São Paulo. Na avaliação do presidente do IDV, Fernando de Castro, esta flexibilização permitiria formar pessoas para o mercado de trabalho, que poderiam, depois, atuar em outros setores da economia. “Esta parceria é muito importante, pois o varejo, por ser o maior empregador privado do país, pode contribuir muito para a geração de emprego e renda no Brasil”, opina. O ministro lembrou a importância de debater o assunto dentro do momento econômico vivido pelo país. “Acho adequado estudarmos esta questão, ainda mais agora que o Brasil está vivendo sua fase mais rica de força de trabalho”. Na plenária, o ministro destacou a importância do instituto e do próprio varejo para a economia brasileira. “O varejo é o grande comprador da indústria brasileira e profundo conhecedor da cadeia logística do país. Precisamos ter essa parceria com os varejistas, que conhecem o que é mais essencial, os hábitos do povo brasileiro, a quem chamamos de mercado. Por isso, construir políticas para o futuro será essencial para todos”, comenta Pimentel.

Debate

Durante a reunião, também foram debatidos temas como a realidade do segmento do varejo no Brasil, a empregabilidade do setor e a evolução da maturidade desta área no País. Também foram discutidas as contribuições que o IDV pode dar ao governo, como participante ativo das políticas de emprego e renda. Ainda estiveram na pauta a desoneração da folha de pagamento e o financiamento a investimentos do varejo, com a criação de um setor específico para esta área dentro do BNDES.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais