Motivação e integração: o que isso tem a ver com a comunicação na empresa?

Motivação e integração da equipe em uma empresa estão diretamente relacionadas à comunicação que ocorre nela. Como as organizações são redes de contato entre pessoas e equipes, a interação entre as partes conta muito em seu sucesso.

De acordo com o consultor de RH, Fernando Montero da Costa, a comunicação na empresa melhora a integração entre as equipes, que unirá esforços em uma mesma direção, além de facilitar a tomada de decisões inteligentes, já que haverá disponibilidade de informação para tomar a decisão mais adequada.

“Dentro de um processo de comunicação, além do emissor e do receptor da mensagem, destacamos a importância do feedback ou retroalimentação. Trata-se de um processo verbal ou não verbal, por meio do qual uma pessoa informa a outra sobre suas concepções e sensações no que se refere à conduta e às opiniões do próximo”, afirmou Costa, em um artigo de sua autoria.

Vias de comunicação
O consultor ressalta que, para obter êxito num processo de comunicação e torná-lo eficaz, é preciso que o emissor adapte sua mensagem ao receptor e comprove, por meio do feedback, que a informação foi entendida.

Ele também lembra que a principal via de comunicação é a linguagem corporal, que representa entre 60% a 80%, seguida pelo tom de voz (entre 20% e 30%) e pelas palavras, com 7%.

Quem não se comunica…
Além disso, Costa afirma que sem a comunicação eficaz na empresa, os profissionais não sabem o que fazem e para qual finalidade, além disso, não há cooperação, e a direção não recebe informação para a tomada de decisão. Outra consequência seria a dificuldade de coordenar diferentes trabalhos.

Nesse contexto, o consultor destaca a importância da comunicação interna na empresa. “Ela se desenvolve tendo em conta seus elementos fundamentais: emissor e receptor, canal e mensagem. O objetivo é assegurar o cumprimento de metas por meio de mecanismos de monitoramento e avaliação”, diz.