Mundo: 250 milhões de pessoas estavam abrindo uma empresa em 2010

SÃO PAULO – No ano passado, cerca de 110 milhões de pessoas de 59 países estavam ativamente engajadas em iniciar um negócio. Outras 140 milhões estavam em processo de execução de novas empresas há pelo…

SÃO PAULO – No ano passado, cerca de 110 milhões de pessoas de 59 países estavam ativamente engajadas em iniciar um negócio. Outras 140 milhões estavam em processo de execução de novas empresas há pelo menos três anos e meio. No total, aproximadamente 250 milhões de empreendedores estavam envolvidas na fase inicial da atividade empresarial no ano passado. Os dados fazem parte da pesquisa GEM 2010 (Global Entrepreneurship Monitor) divulgada nesta quarta-feira (19).

Mercado de trabalho

A abertura destas empresas deve movimentar o mercado de trabalho nestes países. De acordo com o estudo, dos entrevistados, 63 milhões pretendem contratar ao menos cinco funcionários nos próximos cinco anos. Outros 27 milhões preveem contratar 20 ou mais pessoas para atuar em seu negócio. A professora e autora do levantamento, Donna Kelly, afirma que o pequeno empresário, além de contribuir para a criação de emprego, impacta no crescimento econômico do país, na inovação e na internacionalização. “Os formuladores de políticas precisam olhar além de simplesmente registrar o número de empresários ativos. Eles precisam compreender a contribuição destes indivíduos para o crescimento econômico e a competitividade nacional. Estes empresários estão criando empregos? Estão constituindo empresas inovadoras e mundiais? Estas são as questões importantes a serem perguntadas”, finaliza a pesquisadora.

Sobre a pesquisa

O estudo foi realizado com 175 mil pessoas e mais de 3 mil especialistas em 59 economias em todo o mundo, inclusive o Brasil. O relatório cobre mais de 52% da população mundial e 84% do PIB (Produto Interno Bruto) do mundo. A pesquisa é realizada por meio de uma rede internacional de equipes nacionais de pesquisa acadêmica, com patrocínios do Babson College, dos Estados Unidos, e da Universidad del Desarrollo, do Chile.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais