Na hora das compras, juro vem disfarçado de desconto à vista, diz Proteste

SÃO PAULO – Ao ir às compras, o consumidor deve ficar atento com a questão da diferenciação de preços praticada para pagamentos à vista e parcelado. Isso porque, segundo explica a Proteste –…

SÃO PAULO – Ao ir às compras, o consumidor deve ficar atento com a questão da diferenciação de preços praticada para pagamentos à vista e parcelado. Isso porque, segundo explica a Proteste – Associação de Consumidores, quase sempre os juros vêm disfarçados de descontos à vista. Na avaliação da Associação, o preço com desconto é, na verdade, o preço real do produto e o consumidor precisa estar ciente de que o percentual dito como desconto não será o mesmo que incide sobre o valor total do produto, quando pago a prazo. “É preciso ver essa artimanha da maneira correta. Se o desconto à vista é, por exemplo, de 5%, isso não quer dizer que você estará pagando juros de apenas 5%. É preciso lembrar que o percentual incide sobre o valor total e, quanto maior o prazo, maior o montante pago com juros. Ou seja, se pegarmos o menor valor (aquele com desconto) e calcularmos quanto vai se pagar a mais sem esse “abatimento”, veremos que o índice de majoração sobre o valor original é, na verdade, de quase 20%”, diz a entidade.

Fique de olho e pesquise

Ainda na opinião da Proteste, mesmo que o abatimento não esteja anunciado, o consumidor deve consultar o vendedor para saber se é possível baixar o valor, no caso de compra não parcelada. Se não houver de forma alguma um desconto à vista, ressalta a Associação, muito provavelmente o cliente estará pagando juros embutidos no produto sem parcelar, já que, por questões estratégicas, algumas lojas adotam tal postura. Dessa forma, orienta a Proteste, o melhor que o consumidor tem a fazer é pesquisar. Mesmo porque, explica, o fato de um produto ter mais desconto em percentual em uma loja não significa que ele tenha o menor preço, pois isso dependerá do valor em cima do qual é dado o desconto. “Por isso, sempre faça a pesquisa de preços levando em conta o valor já com desconto”.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais
    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais