Natal de 2011 será do comércio eletrônico para a classe C

Com expectativa de movimentar 20% a mais que no ano passado, o Natal de 2011 deve faturar até R$ 2,6 bilhões, de acordo com o eBit. Tal crescimento é reflexo do bom momento econômico vivido pelo País, especialmente pela chamada nova classe C, que encontra na internet uma alternativa para buscar os presentes de Natal com preços mais baixos.

A faixa social – que compreende uma renda per capita entre R$ 326,00 e R$ 1.400,00, segundo DataFolha – foi responsável pelo avanço de 24% no comércio eletrônico brasileiro durante o primeiro semestre, e atualmente representa 44,6%% dos consumidores virtuais, de acordo com pesquisa do eBit.

Para Gabriel Borges, diretor da LikeStore, a grande novidade neste ano será a participação da nova faixa emergente nas compras de fim de ano. “O Natal de 2011 será o ano da classe C na internet. Pela primeira vez esta faixa social vai participar com força no percentual de vendas do e-commerce brasileiro”, acredita o executivo.

Segundo Igor Senra, presidente do Moip, do valor divulgado pelo eBit, boa parte virá diretamente das compras feitas pela classe C. “Diferentemente das faixas com maior poder aquisitivo, que já compram normalmente pela internet, a nova camada econômica encontra pela primeira vez a oportunidade de fazer suas compras via web”, aponta Senra.

“Esse aumento ocorre pelo bom momento da economia brasileira, e vários incentivos de inclusão digital, que possibilitam maior inserção destes consumidores no comércio eletrônico”, conclui.