Natal deve movimentar R$ 416 milhões no comércio da Capital

Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre prevê desempenho moderado nas vendas do varejo

A principal data para o varejo está se aproximando e a pesquisa de intenção de compras realizada pelo…

Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre prevê desempenho moderado nas vendas do varejo

A principal data para o varejo está se aproximando e a pesquisa de intenção de compras realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL POA revela um acréscimo de 6,5% nas vendas deste ano, o que representa crescimento real de 0,5%. Isso significa um faturamento de R$ 416 milhões no comércio da Capital. O que justifica este baixo crescimento é o desempenho macroeconômico do país.

O estudo, que ouviu 400 moradores da Capital entre os dias 16 e 20 de outubro, mostra que os consumidores pretendem comprar, em média, 4,98 presentes. O ticket médio por item deve ficar em R$ 110. A maioria das pessoas (65%) vai presentear os filhos ou enteados, e o produto preferido para isso são as roupas, com 70,3% das respostas. Ainda foram citados: brinquedos (43,8%), calçados (26,5%), bijuterias (11,5%) e livros (10,8%) da preferência do consumidor. Quando questionados sobre o que gostariam de ganhar, 25,5% dos consumidores também preferem itens de vestuário. A diferença aqui fica para os outros produtos lembrados: 17% querem ganhar calçados, 12,3% aparelhos de celular, 9% livros e 6,3% eletroeletrônicos (televisores, som, tablet, videogame, computadores e outros).

O pagamento deve ser à vista e em dinheiro para 64% dos entrevistados. Este percentual é tradicional nas pesquisas de intenção de consumo para datas comemorativas, embora o que se confirme nas lojas é que a maioria dos clientes acaba aproveitando o parcelamento sem juros oferecido por muitos estabelecimentos. Neste ano, 33,5% responderam que pretendem pagar as compras a prazo no cartão de crédito. O 13º salário deve ser utilizado para pagar as compras por 35,3% dos entrevistados. Porém, 30,8% pretendem economizá-lo. Uma dica para os lojistas é expor produtos para o Ano Novo já antes do Natal, pois 61,6% dos respondentes afirmaram aproveitar a ocasião da compra de presentes para garantir a roupa nova para as festas de final de ano.

Para Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre, a data mais importante em vendas para o varejo deve trazer bons resultados, mesmo diante das adversidades econômicas. “2014 foi um ano difícil, com eventos que atrapalharam o desempenho do setor, mas acreditamos que o Natal é o momento para recuperar os investimentos realizados. Vai se destacar quem trabalhar para entregar um atendimento diferenciado e produtos inovadores para o cliente”, afirma.

O presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, observou que a pesquisa também revelou um dado curioso e divertido. “A maioria das pessoas entrevistadas disse que acreditou em Papai Noel até os dez anos de idade”, comentou. E dos consumidores consultados que têm filhos, 83,1% estimulam os pequenos a acreditar no Bom Velhinho. A pesquisa também revelou que o amigo-secreto virou moda nesta época. Um total de 63,5% dos consumidores consultados participam da brincadeira. Outro destaque deste Natal que deve estimular os encontros em família é o Brilha Porto Alegre, com inúmeras atrações neste final de ano (mais informações no site oficial www.brilhaportoalegre.com.br).

Quando comprar e onde

A tradição de deixar as compras para a última hora se mantém. Do total de entrevistados, 32,3% afirmou que fará compras na semana anterior ao dia 25 de dezembro. Porém, tem aumentado o número de pessoas que pretende se antecipar, indo às lojas de um mês a duas semanas antes, chegando a 51,5% dos consumidores consultados. O melhor dia para ir às compras é o sábado, segundo 33% dos entrevistados. E as lojas de rua são as escolhidas para a compra de 62,3% dos consumidores consultados.

Decoração de Natal

Outro nicho de produtos é o que contempla as decorações natalinas. Ao serem questionados, 82,8% dos consumidores afirmaram que decoram suas casas, trabalho ou bairro para o Natal. E 91,1% utiliza luzes para isso.
A pesquisa de intenção de compras para o Natal 2014 foi encomendada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre ao Instituto Methodus e os dados completos podem ser conhecidos no site www.sindilojaspoa.com.br.

Veja também

    Noticias

    O Sindilojas Porto Alegre é finalista do Top de Mkt ADVB/RS 2024

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais