Natal deve movimentar R$ 416 milhões no comércio da Capital

Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre prevê desempenho moderado nas vendas do varejo

A principal data para o varejo está se aproximando e a pesquisa de intenção de compras realizada pelo…

Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre prevê desempenho moderado nas vendas do varejo

A principal data para o varejo está se aproximando e a pesquisa de intenção de compras realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL POA revela um acréscimo de 6,5% nas vendas deste ano, o que representa crescimento real de 0,5%. Isso significa um faturamento de R$ 416 milhões no comércio da Capital. O que justifica este baixo crescimento é o desempenho macroeconômico do país.

O estudo, que ouviu 400 moradores da Capital entre os dias 16 e 20 de outubro, mostra que os consumidores pretendem comprar, em média, 4,98 presentes. O ticket médio por item deve ficar em R$ 110. A maioria das pessoas (65%) vai presentear os filhos ou enteados, e o produto preferido para isso são as roupas, com 70,3% das respostas. Ainda foram citados: brinquedos (43,8%), calçados (26,5%), bijuterias (11,5%) e livros (10,8%) da preferência do consumidor. Quando questionados sobre o que gostariam de ganhar, 25,5% dos consumidores também preferem itens de vestuário. A diferença aqui fica para os outros produtos lembrados: 17% querem ganhar calçados, 12,3% aparelhos de celular, 9% livros e 6,3% eletroeletrônicos (televisores, som, tablet, videogame, computadores e outros).

O pagamento deve ser à vista e em dinheiro para 64% dos entrevistados. Este percentual é tradicional nas pesquisas de intenção de consumo para datas comemorativas, embora o que se confirme nas lojas é que a maioria dos clientes acaba aproveitando o parcelamento sem juros oferecido por muitos estabelecimentos. Neste ano, 33,5% responderam que pretendem pagar as compras a prazo no cartão de crédito. O 13º salário deve ser utilizado para pagar as compras por 35,3% dos entrevistados. Porém, 30,8% pretendem economizá-lo. Uma dica para os lojistas é expor produtos para o Ano Novo já antes do Natal, pois 61,6% dos respondentes afirmaram aproveitar a ocasião da compra de presentes para garantir a roupa nova para as festas de final de ano.

Para Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre, a data mais importante em vendas para o varejo deve trazer bons resultados, mesmo diante das adversidades econômicas. “2014 foi um ano difícil, com eventos que atrapalharam o desempenho do setor, mas acreditamos que o Natal é o momento para recuperar os investimentos realizados. Vai se destacar quem trabalhar para entregar um atendimento diferenciado e produtos inovadores para o cliente”, afirma.

O presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, observou que a pesquisa também revelou um dado curioso e divertido. “A maioria das pessoas entrevistadas disse que acreditou em Papai Noel até os dez anos de idade”, comentou. E dos consumidores consultados que têm filhos, 83,1% estimulam os pequenos a acreditar no Bom Velhinho. A pesquisa também revelou que o amigo-secreto virou moda nesta época. Um total de 63,5% dos consumidores consultados participam da brincadeira. Outro destaque deste Natal que deve estimular os encontros em família é o Brilha Porto Alegre, com inúmeras atrações neste final de ano (mais informações no site oficial www.brilhaportoalegre.com.br).

Quando comprar e onde

A tradição de deixar as compras para a última hora se mantém. Do total de entrevistados, 32,3% afirmou que fará compras na semana anterior ao dia 25 de dezembro. Porém, tem aumentado o número de pessoas que pretende se antecipar, indo às lojas de um mês a duas semanas antes, chegando a 51,5% dos consumidores consultados. O melhor dia para ir às compras é o sábado, segundo 33% dos entrevistados. E as lojas de rua são as escolhidas para a compra de 62,3% dos consumidores consultados.

Decoração de Natal

Outro nicho de produtos é o que contempla as decorações natalinas. Ao serem questionados, 82,8% dos consumidores afirmaram que decoram suas casas, trabalho ou bairro para o Natal. E 91,1% utiliza luzes para isso.
A pesquisa de intenção de compras para o Natal 2014 foi encomendada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre ao Instituto Methodus e os dados completos podem ser conhecidos no site www.sindilojaspoa.com.br.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais