Natal Verde resgata o espírito natalino no Centro Histórico

Árvore Natalina reciclável é um dos destaques do Natal Verde

O Natal Verde do Centro Histórico foi lançado oficialmente sábado, 3, na Esquina Democrática da Capital, e segue com a realização de grandes atrações e eventos culturais até dia 20. A iniciativa pretende difundir pela Capital a celebração natalina comunitária, ressaltando a importância do desenvolvimento sustentável para garantir a preservação da natureza e a biodiversidade do planeta.

O projeto foi idealizado pelo Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), em ação conjunta com a Rede de Amigos do Centro Histórico de Porto Alegre (AMICH) e conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA) e a Caixa Econômica Federal.

A programação iniciou com a apresentação da banda da Brigada Militar, shows de malabaristas vestidos de Papai Noel, solistas de saxofone interpretando canções natalinas e o lançamento da Árvore Natalina Sustentável de cinco metros de altura, produzida e revestida de material reciclado, com mais de 1,5 mil garrafas Pet, construída pelo artista plástico Émerson Otharan, uma realização da CDL Porto Alegre. Na sequência, o público pôde conferir de perto no Mercado Público o Coral da ACIRS (Sociedade Italiana) e a Maratona Musical de 12 horas do Chalé da Praça XV.

Na cerimônia de abertura, o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, ressaltou que ações como esta são fundamentais para promover e incentivar a consciência ambiental na sociedade. De acordo com o coordenador-geral do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), Newton Braga Rosa, o Natal Verde tem também um caráter lúdico e institucional. “A grande proposta é inovar sempre para divulgar e chamar a atenção sobre a importância da sustentabilidade sócio-ambiental. Este projeto está integrado também a outras atividades de incentivo e inclusão social, como o Natal Bem Legal, promovido pela prefeitura, através do Gabinete da Primeira-Dama. Durante o período de realização do evento, estão sendo disponibilizadas caixas de recolhimento de presentes para crianças carentes, em diversas lojas, entidades e instituições do Centro Histórico.”

Diversas atrações compõem a programação do Natal Verde. Eventos sociais, ações e atividades culturais como uma Feira de Antiguidades no Mercado Público, brechó, artesanato e oficinas sustentáveis serão promovidos, durante o período. Distribuídos em diferentes locais do Centro Histórico de Porto Alegre; como a Esquina Democrática, a escadaria da Rua 24 de Maio, o Mercado Público e o Viaduto Otávio Rocha, grande parte da programação é gratuita.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Expectativa de vendas na Black Friday satisfez metade dos entrevistados

    Veja mais
    Noticias

    Distância mínima de 50 metros entre comércio e ambulantes é aprovada

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre atualiza sua Cartilha Antigolpe

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Obras do Centro: veja como será a programação entre 27/11 a 01/12

    Veja mais