Neste começo de ano, gaúchos estão menos dispostos ao consumo

A análise dos sete quesitos que formam a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias do RS (ICF-RS) para o mês de fevereiro mostra que o consumidor gaúcho permanece confiante, mas em um patamar abaixo do…

A análise dos sete quesitos que formam a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias do RS (ICF-RS) para o mês de fevereiro mostra que o consumidor gaúcho permanece confiante, mas em um patamar abaixo do registrado no ano de 2011. A pesquisa realizada pela CNC e divulgada nesta segunda-feira (05) pela Fecomércio-RS marcou 119,4 pontos, em um score que vai de zero até 200 pontos – sendo considerado pessimismo abaixo de 100 e otimismo acima de 100.

O resultado apresentou alta de 4,9% na comparação com o mês de janeiro, mas permanece em patamar inferior ao resultado de fevereiro de 2011, com uma pontuação 7,4% menor. “Tal comportamento é coerente com a conjuntura econômica, visto que, sem dúvidas, o ano atual inicia com perspectivas menos positivas do que tínhamos no ano anterior”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi.

Quando se analisa a elevação na comparação mensal, De Marchi explica que o resultado foi influenciado pelos componentes relacionados ao mercado de trabalho (emprego atual, perspectiva profissional e renda atual). Já na decomposição por renda familiar, a elevação do ICF-RS foi determinada pelas famílias com renda até dez salários mínimos, para as quais o indicador saiu de 108,6 pontos em jan/12 para 116,1 pontos em fev/12 (6,9%). Em oposição, para as famílias com renda superior a dez salários mínimos, a confiança apresentou queda, passando de 135,3 pontos em jan/12 para 132,6 pontos em fev/12 (-2,0%).

Veja também

    Noticias

    Associados do Sindilojas POA tem opção de consultoria gratuita para retomada dos...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Funcionamento das lojas após as enchentes é objeto de pesquisa do Sindilojas POA

    Veja mais
    Noticias

    Pronampe: 30 bi e carência de 2 anos para empreendedores do RS

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Governo do RS atualiza lista com municípios em estado de calamidade e postergaç...

    Veja mais