No mês do Natal, 66,3% das famílias gaúchas afirmam ter dívidas

A época de maior consumo no ano já se reflete no nível do endividamento do gaúcho. Foi o que demonstrou o patamar de endividamento das famílias no Estado, que registrou 66,3% em dezembro, resultado um pouco abaixo dos 68,0% de dezembro do ano passado, mas maior que o percentual de novembro (53,2%). Após alguns meses de valores muito baixos, o endividamento retornou para um nível mais próximo de sua média histórica.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor gaúcho (PEIC-RS), realizada pela CNC e divulgada nesta quinta-feira (22) pela Fecomércio-RS, mostra ainda que o aumento reflete, em parte, a sazonalidade do período, visto que dezembro é um mês de maior consumo, devido às festas de final de ano, o que é revertido em contração de novas dívidas no período.

Além disso, os resultados dos últimos dois meses pareceram excessivamente baixos para a época do ano, o que, naturalmente, provoca o aumento em dezembro. Apesar da elevação do endividamento, a parcela de famílias que se declaram muito endividadas decresceu de 17,9% em nov/11 para 12,0% em dez/11.

Conforme o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, a queda ante o mesmo mês de 2010 reflete o crescimento mais brando do consumo e taxas de juros mais altas ao longo de 2011 na comparação com o ano passado, além de um cenário mais restritivo no que diz respeito à oferta de crédito.

As principais dívidas apontadas pela pesquisa são as de cartão de crédito (70,4%), carnês (41,2%) e financiamento de automóvel (15,3%).