Nota Técnica: Inflação volta a acelerar em abril

O IPCA, índice de preços que baliza as metas de inflação do Banco Central, registrou elevação de 0,64% em abril, acelerando em relação aos 0,21% do mês anterior. O resultado superou as expectativas do…

O IPCA, índice de preços que baliza as metas de inflação do Banco Central, registrou elevação de 0,64% em abril, acelerando em relação aos 0,21% do mês anterior. O resultado superou as expectativas do mercado, que estavam em 0,58%, e foi a maior taxa de inflação mensal desde abril do ano passado. Para a região metropolitana de Porto Alegre, a inflação de abril foi de 0,78%.

Os preços de Despesas Pessoais, que aceleraram de 0,55% em março para 2,23% em abril, impulsionados por cigarros (cujos fabricantes anteciparam o reajuste do IPI sobre o produto a partir de maio) e empregados domésticos, representaram o maior impacto na inflação de abril. Os grupos de Alimentação e bebidas (0,51%), Habitação (0,80%), Vestuário (0,98%), Saúde e cuidados pessoais (0,96%) e Comunicação (0,46%) também apresentaram aceleração de preços em relação ao mês anterior. Por outro lado, os grupos de Artigos de residência (-0,79%), Transportes (0,10%) e Educação (0,04%) registraram decréscimo em relação à elevação de março.

Apesar da aceleração no comportamento mensal, a inflação acumulada em 12 meses apresentou queda em abril. Essa divergência é explicada pelo fato de que a elevação de preços em abril de 2011 (0,77%) havia sido ainda maior do que a registrada no último mês. No ano, o IPCA acumula elevação de 1,87%.

Veja também

    NoticiasMarketing

    NRF 2024 vista por dentro

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Encerrada a etapa das 4 edições do Talks pré 11ª FBV

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais