Novo capítulo para cais

Em reunião realizada ontem em Brasília, o Estado recebeu do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Antônio Fialho, a garantia de que a solução do impasse do Cais Mauá terá prioridade. Contudo, a agência continuará com a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o edital de licitação da revitalização do espaço.

De acordo com o superintendente de Portos da Antaq, Giovanni Paiva, é imprescindível que sejam concluídos os estudos de viabilidade do projeto. Ficou acertado que a Antaq irá apresentar uma nota técnica com os problemas que persistem e apontará as alternativas viáveis para a solução das questões no projeto à beira do Guaíba.

O procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, considerou o resultado satisfatório, pois foi retomado o diálogo. Ele reafirmou a disposição do governo em sanar as questões e dar continuidade ao processo de revitalização do Cais Mauá.

No final de 2010, o governo Yeda Crusius pretendia assinar o contrato com o consórcio vencedor da licitação, liderado por empresas espanholas . No entanto, a Antaq ingressou com uma ação de impugnação do edital no STF, na qual questionou pontos do projeto à beira do Guaíba.